Técnicas de Análise de Materiais

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02033121
Área Científica
Tecnologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Bacharelato em Engenharia, Química, ou Física.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas: exposição oral das matérias com recurso ao audiovisual. Os conceitos teóricos são acompanhados e ilustrados com exemplos.

Aulas teórico-práticas: sessões de demonstração realizadas pelo docente com a colaboração de alunos de pós-graduação.

Aulas laboratoriais: preparação e caracterização de amostras com vista à elaboração de um relatório. Supervisão das actividades laboratoriais pelo docente.

Em todas as aulas serão incentivadas posturas pró-activas por parte dos estudantes. Supervisão tutorial durante a realização de trabalho experimental fora do horário da unidade curricular.

Resultados de Aprendizagem

Adquirir competências em técnicas de caracterização de materiais de modo a selecionar a(s) técnica(s) mais adequada(s) a um determinado propósito. Para o efeito, é introduzido o conceito de Materialografia, sendo descritas as técnicas de preparação de materiais função do tipo de material e da técnica de análise a utilizar. Posteriormente, são abordados os fundamentos e conceitos básicos de um conjunto de técnicas de análise de materiais, bem como descritos os princípios de funcionamento dos equipamentos a elas associados e principais aplicações. Os estudantes terão acesso a diferentes equipamentos disponíveis na FCTUC bem como em outros Centros de Investigação fora da Universidade de Coimbra. As competências específicas adquiridas nesta unidade são de grande utilidade no decurso do trabalho de investigação com vista à elaboração da dissertação.

Estágio(s)

Não

Programa

Técnicas de preparação de materiais. Avaliação da rugosidade da superfície: profilometria e microscopia óptica de foco infinito. Técnicas de análise térmica: termogravimetria, calorimetria diferencial de varredura, análise térmica diferencial, dilatometria e análise termomecânica dinâmica. Testes para avaliação de propriedades mecânicas: ensaios de tração, flexão, fluência, fadiga, dureza (microdureza, ultramicrodureza e nanoindentação). As aulas abordarão as técnicas e equipamentos básicos , enquanto as demonstrações serão conduzidas nas aulas práticas. O componente laboratorial consiste na preparação de diferentes amostras e sua caracterização.

Docente(s) responsável(eis)

Cristina Maria Gonçalves dos Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação continua
Trabalho de síntese: 40.0%
Frequência: 60.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Metallography Principles and Practice, G. Vander Voort, ASTM International (1999).

Metals Handbook – Vol.9, Metallography and Microstructures.

M.E. Brown, Introduction to Thermal Analysis – Techniques and applications. Chapman and Hall, Cambridge (UK), 1988.

W.D. Callister, Jr., Materials Science and Engineering – An Introduction, 7th Ed. John Wiley & Sons, USA, 2007. (Chapter 6 and 8).

J.M. Antunes and J.V. Fernandes, “Avaliação de Propriedades Mecânicas por Nanoindentação". In: Manual de Microfabricação, Vol.C1 Caracterização e Avaliação em Microfabricação, p.23-61, Marinha Grande, Centimfe, 2008.

Outra bibliografia poderá ser indicada/fornecida durante as aulas da disciplina/Other bibliographic materials may be provided/indicated during course classes.