Sistemas de Tempo Real

Ano
4
Ano lectivo
2014-2015
Código
02001004
Área Científica
Sistemas Digitais e Computadores
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Sistemas Operativos; Programação de Computadores; Estruturas de Dados e Algoritmos.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas do tipo magistral com exposição, recorrendo a meios audiovisuais, dos conceitos, princípios, teorias e metodologias e com a apresentação de exemplos de concretização e aplicação.

Aulas práticas laboratoriais com a orientação do docente: nestas, haverá algum tempo dedicado a apresentação de tópicos relevantes para a execução dos trabalhos práticos; e o restante tempo será dedicado à realização de trabalhos práticos que exijam a aplicação e conjugação de conceitos distintos.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina tem por objectivo que os estudantes adquiram conhecimentos e competências na aplicação dos conceitos fundamentais relativos a Sistemas de Tempo Real, bem como analisar, compreender e projectar Sistemas de Tempo Real.

Aquisição de competências em análise e síntese, conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo, aprendizagem autónoma, aplicação prática de conhecimentos teóricos, resolução de problemas, adaptabilidade a novas situações, trabalho em grupo, autocrítica e auto-avaliação.

Estágio(s)

Não

Programa

Temporização e predictabilidade; Sistemas integrados (embebidos); Núcleos de tempo-real; Sincronização e comunicação em sistemas de tempo-real (STR); Escalonamento em STR; Tolerância a falhas; Problemas relacionados com arquitectura de computadores; Comunicação em tempo-real em redes; Estruturação de software de tempo-real.

Docente(s) responsável(eis)

Rui Alexandre de Matos Araújo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência ou mini-testes: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 40.0%
Exame: 40.0%

Bibliografia

• Burns, A., Wellings, A. (2001) – Real-Time Systems and Programming Languages, Pearson.

• Buttazzo, G.C. (2005) – Hard Real-Time Computing Systems: Predictable Scheduling Algorithms and Applications, 2ed, Springer.

• Kopetz, H. (1997) – Real-Time Systems: Design Principles for Distributed Embedded Applications, Kluwer.

• Liu, J.W.S. (2000) – Liu, Real-Time Systems, Prentice-Hall.