Arquiteturas e Universos Virtuais

Ano
2
Ano lectivo
2018-2019
Código
02033110
Área Científica
Arquitectura e Urbanismo
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Esta disciplina tem como pré-requisito a disciplina de Modelação.

Métodos de Ensino

Ao longo do semestre serão introduzidos temas a partir dos quais serão propostos 2 exercícios relacionados com visualização de informação e a construção de modelos.

Exercícios de concepção e manipulação de relações complexas entre elementos, através de projectos de estudo e modelação.

Avaliação do desenvolvimento dos trabalhos práticos valorizando a capacidade criativa, no criar novas formas em resposta aos desafios propostos e na coerência formal dos resultados mantendo a clareza da informação. Será também valorizada a capacidade de conceptualização na apresentação dos trabalhos realizados.

Resultados de Aprendizagem

Aproximando-se das práticas da arquitectura, operando no espaço virtual, Arquitecturas e Universos Virtuais explora as potencialidades dos novos instrumentos na modelação e conceptualização de modelos que permitam uma melhor compreensão da realidade complexa, e na  exploração plástica do espaço como habitat virtual.

Os alunos aprenderão competências analíticas e de modelação de universos virtuais com vista a tornar possível o estudo e a fruição de estruturas audiovisuais de realidade imersiva, e suas eventuais explorações em comunicação e como espaços de participação online.

Estágio(s)

Não

Programa

Desenvolvimento da Linguagem Visual no Séc. XX

Rigor e exploração criativa da informação

O 3D na visualização de informação

Universos Virtuais e a sua exploração como suportes de expressão e de participação

A arquitectura nos universos virtuais

O papel da modelação e simulação em Arquitectura

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Filipe Martins Carvalho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 100.0%

Bibliografia

Edward R. Tufte (1990). Envisioning Information. Graphics Press

Leland Wilkinson (2005). The Grammar of Graphics, Springer.

Gregory M. Nielson, Hans Hagen and Heinrich Müller (1997). Scientific Visualization: Overviews, Methodologies, and Techniques. IEEE Computer Society.

Spence, Robert (2007). Information Visualization: Design for Interaction (2nd Edition), Prentice Hall

Lewi, Paul J. (2006). Speaking of Graphics

Benedikt, Michael (1992). Cyberspace: first steps

Bartle, Richard (2004). Designing Virtual Worlds

Murray, Janet H (1998). Hamlet on the Holodeck: The Future of Narrative in Cyberspace

Colletti, Marjan (2013). Digital Poetics: An Open Theory of Design-Research in Architecture.