Arquiteturas e Universos Virtuais
2
2018-2019
02033110
Arquitectura e Urbanismo
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Esta disciplina tem como pré-requisito a disciplina de Modelação.
Métodos de Ensino
Ao longo do semestre serão introduzidos temas a partir dos quais serão propostos 2 exercícios relacionados com visualização de informação e a construção de modelos.
Exercícios de concepção e manipulação de relações complexas entre elementos, através de projectos de estudo e modelação.
Avaliação do desenvolvimento dos trabalhos práticos valorizando a capacidade criativa, no criar novas formas em resposta aos desafios propostos e na coerência formal dos resultados mantendo a clareza da informação. Será também valorizada a capacidade de conceptualização na apresentação dos trabalhos realizados.
Resultados de Aprendizagem
Aproximando-se das práticas da arquitectura, operando no espaço virtual, Arquitecturas e Universos Virtuais explora as potencialidades dos novos instrumentos na modelação e conceptualização de modelos que permitam uma melhor compreensão da realidade complexa, e na exploração plástica do espaço como habitat virtual.
Os alunos aprenderão competências analíticas e de modelação de universos virtuais com vista a tornar possível o estudo e a fruição de estruturas audiovisuais de realidade imersiva, e suas eventuais explorações em comunicação e como espaços de participação online.
Estágio(s)
NãoPrograma
Desenvolvimento da Linguagem Visual no Séc. XX
Rigor e exploração criativa da informação
O 3D na visualização de informação
Universos Virtuais e a sua exploração como suportes de expressão e de participação
A arquitectura nos universos virtuais
O papel da modelação e simulação em Arquitectura
Docente(s) responsável(eis)
Pedro Filipe Martins Carvalho
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 100.0%
Bibliografia
Edward R. Tufte (1990). Envisioning Information. Graphics Press
Leland Wilkinson (2005). The Grammar of Graphics, Springer.
Gregory M. Nielson, Hans Hagen and Heinrich Müller (1997). Scientific Visualization: Overviews, Methodologies, and Techniques. IEEE Computer Society.
Spence, Robert (2007). Information Visualization: Design for Interaction (2nd Edition), Prentice Hall
Lewi, Paul J. (2006). Speaking of Graphics
Benedikt, Michael (1992). Cyberspace: first steps
Bartle, Richard (2004). Designing Virtual Worlds
Murray, Janet H (1998). Hamlet on the Holodeck: The Future of Narrative in Cyberspace
Colletti, Marjan (2013). Digital Poetics: An Open Theory of Design-Research in Architecture.