Aprendizagem Mediada pela Tecnologia
2
2017-2018
02033104
Ciências Informáticas
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Programação.
Métodos de Ensino
As aulas teóricas servem para a apresentação dos conteúdos programáticos, nomeadamente os principais conceitos, abordagens, teorias, metodologias e algumas ferramentas da área.
As aulas laboratoriais destinam-se à realização de trabalhos práticos que incluem a análise de algumas aplicações educacionais e ao apoio à conceção pedagógica e à elaboração de um protótipo de uma aplicação educacional e à conceção e desenvolvimento de um curso de e-learning.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se com esta disciplina dar a conhecer as diferentes formas de utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação e na Formação Profissional. Inclui técnicas, metodologias e ferramentas para essa utilização, bem como pretende criar competências para a conceção e configuração de aplicações e de cursos de e-learning.
Estágio(s)
NãoPrograma
INTRODUÇÃO:
Considerações gerais sobre a utilização das tecnologias da informação e das comunicações na educação e na formação profissional.
APLICAÇÕES EDUCACIONAIS:
Tipos; Teorias e filosofias de aprendizagem subjacentes; Contextos de utilização.
DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES EDUCACIONAIS:
Metodologias clássicas e metodologias construtivistas; Ferramentas de apoio ao seu desenvolvimento; Sistemas de autoria.
APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA:
Introdução; Vantagens e desvantagens; Adequação a diferentes públicos; Plataformas de suporte à aprendizagem a distância.
Docente(s) responsável(eis)
Maria José Patrício Marcelino
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalhos Práticos: 15.0%
Projecto: 25.0%
Exame: 60.0%
Bibliografia
Boyle, T., “Design for Multimedia Learning”, Prentice-Hall, 1997.
Palloff, R. & Pratt, K., “Building Learning Communities in Cyberspace - Effective strategies for the on-line classroom”, Jossey-Bass Pub, 1999.
Collis, B. (ed), “Tele-Learning in a Digital World: the future of distance learning”, Int. T. Computer Press, 1997.
Nistal, M.L.;Iglesias, M.F.; & Rifon, L.A. (eds), “Computers and Education: Towards a lifelong learning society”, Kluwer Academic Pub, 2003.
Aldrich, C., “Simulations and the future of learning”, Pfeiffer, 2004.
REVISTAS EXISTENTES NA BIBLIOTECA DO POLO II/JOURNALS IN POLO II LIBRARY:
Computers in Education
Educational Technology Research and Development
Journal of Educational Multimedia and Hypermedia
Education and Information Technologies
Innovations in Education and Training International