Design Editorial para Meios Digitais

Ano
2
Ano lectivo
2018-2019
Código
02033095
Área Científica
Áudio-visuais e produção dos media
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Design, Ilustração, Web Design ou  disciplinas similares.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas de preparação  dos projetos práticos com apresentação e discussão de casos de estudo.

Aulas práticas de definição, elaboração e desenvolvimento dos projetos, com feedback pelos docentes.

Resultados de Aprendizagem

Esta disciplina pretende articular a natureza multidisciplinar e os novos paradigmas da edição e da produção de conteúdos editoriais de comunicação. Os novos media permitem por um lado uma nova configuração do papel do editor e do designer e da diluição das fronteiras, tornando o designer mais activo na produção de conteúdos comunicacionais. Pretende-se  ainda desenvolver a multidisciplinariedade e articular a fotografia, a ilustração, a animação e o design gráfico para os novos media criando relações dinâmicas entre si.

Estágio(s)

Não

Programa

a) e-books ilustrados interactivos

b) e-zines / pro-zines  com uma vertente ou não de livro de artista

c) revistas e jornais online

d) booktrailers e materias de divulgação e de comunicação interativos

Docente(s) responsável(eis)

Maria Alice Barriga Geirinhas dos Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 100.0%

Bibliografia

BUCKMINSTER-FULLER, Richard. “Operating Manual for Spaceship Earth”, URL: http://www.bfi.org/about-bucky/resources/books/operating-manual-spaceship-earth

MANOVICH, Lev. “The Language of New Media” 2000, Ed. MIT Press.

DRUCKER, Johanna. “The Virtual Codex From Page Space to E-Space” URL: http://www.philobiblon.com/drucker/

ELI, Michael Ben. “Sustainability The Five Core Principles, a new framework” New York, 2006. URL: http://www.bfi.org/design-science/definitions-and-resources/five-core-principles

GATTER, Mark. Getting it right in print. Lawrence King, 2006.

HARRAWAY, Donna, A Cyborg Manifesto, Routledge Press (Edu.) 1991. http://www.stanford.edu/dept/HPS/Haraway/CyborgManifesto.html

MACLUHAN, Marshall. "The Laws of the Media. Macluhan Unbound". Ginko Press. 2005

PAPANEK, Victor. Design for The Real World. 1973, Bantam Books.

STEFFEN, Alex. GORE, Al (Foreword) World Changing: A Users Guide to The 21st Century. 2008, Abrams.

THACKARA, John. In the Bubble - Designing in a Complex Wo.