Design Editorial para Meios Digitais
2
2017-2018
02033095
Áudio-visuais e produção dos media
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Design, Ilustração, Web Design ou disciplinas similares.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas de preparação dos projetos práticos com apresentação e discussão de casos de estudo.
Aulas práticas de definição, elaboração e desenvolvimento dos projetos, com feedback pelos docentes.
Resultados de Aprendizagem
Esta disciplina pretende articular a natureza multidisciplinar e os novos paradigmas da edição e da produção de conteúdos editoriais de comunicação. Os novos media permitem por um lado uma nova configuração do papel do editor e do designer e da diluição das fronteiras, tornando o designer mais activo na produção de conteúdos comunicacionais. Pretende-se ainda desenvolver a multidisciplinariedade e articular a fotografia, a ilustração, a animação e o design gráfico para os novos media criando relações dinâmicas entre si.
Estágio(s)
NãoPrograma
a) e-books ilustrados interactivos
b) e-zines / pro-zines com uma vertente ou não de livro de artista
c) revistas e jornais online
d) booktrailers e materias de divulgação e de comunicação interativos
Docente(s) responsável(eis)
António Manuel Sucena Silveira Gomes
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 100.0%
Bibliografia
BUCKMINSTER-FULLER, Richard. “Operating Manual for Spaceship Earth”, URL: http://www.bfi.org/about-bucky/resources/books/operating-manual-spaceship-earth
MANOVICH, Lev. “The Language of New Media” 2000, Ed. MIT Press.
DRUCKER, Johanna. “The Virtual Codex From Page Space to E-Space” URL: http://www.philobiblon.com/drucker/
ELI, Michael Ben. “Sustainability The Five Core Principles, a new framework” New York, 2006. URL: http://www.bfi.org/design-science/definitions-and-resources/five-core-principles
GATTER, Mark. Getting it right in print. Lawrence King, 2006.
HARRAWAY, Donna, A Cyborg Manifesto, Routledge Press (Edu.) 1991. http://www.stanford.edu/dept/HPS/Haraway/CyborgManifesto.html
MACLUHAN, Marshall. "The Laws of the Media. Macluhan Unbound". Ginko Press. 2005
PAPANEK, Victor. Design for The Real World. 1973, Bantam Books.
STEFFEN, Alex. GORE, Al (Foreword) World Changing: A Users Guide to The 21st Century. 2008, Abrams.
THACKARA, John. In the Bubble - Designing in a Complex Wo.