Arquitetura de Interfaces

Ano
2
Ano lectivo
2023-2024
Código
02033089
Área Científica
Ciências Informáticas
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Programação Orientada a Objectos. 

Métodos de Ensino

Aulas teóricas de exposição de modelos e técnicas de modelação. Aulas práticas de laboratório para realização de exercícios de ensaio de soluções com base em adaptação de soluções existentes.

Realização de miniprojecto de arquitectura de software para interface aplicada a um contexto de exploração concreto, com apresentação e defesa individual.

Resultados de Aprendizagem

Compreender e aplicar modelos e padrões de arquitectura de software no domínio específico da construção de interfaces de utilizador. Conhecer os rudimentos da modelação de arquitecturas de software. Conhecer os modelos mais utilizados em diferentes paradigmas de interface e sua adequação aos requisitos funcionais e de qualidade de cada projecto. Conhecer em particular a arquitectura das bibliotecas de interfaces gráficas com o utilizador. Conhecer as diferentes abordagens para a criação de interfaces de utilizador (procedimental, declarativa, por manipulação directa). Conceber e avaliar a adequação de padrões de arquitecturas de software na exploração de tecnologias em contextos de projecto específicos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução à arquitectura de software

2. Modelação de software através de UML

3. Padrões de software selecionados

4. Paradigmas de interface

5. Bibliotecas e toolkits para construção de interfaces de utilizador

6. Event loop e tratamento de eventos de interacção com o utilizador

7. Avaliação de APIs de bibliotecas de interfaces com o utilizador

8. Arquitecturas multiuser e de colaboração

9. Arquitectura de interface para RA e VR e motores de jogo. 

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 50.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Fowler, M. (2003). UML Distilled: A Brief Guide to the Standard Object Modeling Language. Addison-Wesley Professional. Retrieved from https://amzn.to/2LHVIgX

Gama et al (1997) Design Patterns: elements of reusable object-oriented software

Bushmann, F., Meunier, R., Rohnert, H., & Architecture, S. W. (1996). Pattern-Oriented Software Architecture. John Wiley&Sons. Retrieved from https://amzn.to/2ZmcbOt

Nystrom, R. (2014). Game Programming Patterns. Genever Benning. Retrieved from https://gameprogrammingpatterns.com/

Gregory, Jason (2009) Game Engine Architecture

Coutaz, J. (2015). Software Architecture Modeling for User Interfaces. In Encyclopedia of Software Engineering. https://doi.org/10.1002/0471028959.sof011

Selected chapters and papers on Software Architecture

Software Implementations of specific demonstration systems.