Arquitetura de Interfaces
2
2023-2024
02033089
Ciências Informáticas
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Programação Orientada a Objectos.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas de exposição de modelos e técnicas de modelação. Aulas práticas de laboratório para realização de exercícios de ensaio de soluções com base em adaptação de soluções existentes.
Realização de miniprojecto de arquitectura de software para interface aplicada a um contexto de exploração concreto, com apresentação e defesa individual.
Resultados de Aprendizagem
Compreender e aplicar modelos e padrões de arquitectura de software no domínio específico da construção de interfaces de utilizador. Conhecer os rudimentos da modelação de arquitecturas de software. Conhecer os modelos mais utilizados em diferentes paradigmas de interface e sua adequação aos requisitos funcionais e de qualidade de cada projecto. Conhecer em particular a arquitectura das bibliotecas de interfaces gráficas com o utilizador. Conhecer as diferentes abordagens para a criação de interfaces de utilizador (procedimental, declarativa, por manipulação directa). Conceber e avaliar a adequação de padrões de arquitecturas de software na exploração de tecnologias em contextos de projecto específicos.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução à arquitectura de software
2. Modelação de software através de UML
3. Padrões de software selecionados
4. Paradigmas de interface
5. Bibliotecas e toolkits para construção de interfaces de utilizador
6. Event loop e tratamento de eventos de interacção com o utilizador
7. Avaliação de APIs de bibliotecas de interfaces com o utilizador
8. Arquitecturas multiuser e de colaboração
9. Arquitectura de interface para RA e VR e motores de jogo.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 50.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
Fowler, M. (2003). UML Distilled: A Brief Guide to the Standard Object Modeling Language. Addison-Wesley Professional. Retrieved from https://amzn.to/2LHVIgX
Gama et al (1997) Design Patterns: elements of reusable object-oriented software
Bushmann, F., Meunier, R., Rohnert, H., & Architecture, S. W. (1996). Pattern-Oriented Software Architecture. John Wiley&Sons. Retrieved from https://amzn.to/2ZmcbOt
Nystrom, R. (2014). Game Programming Patterns. Genever Benning. Retrieved from https://gameprogrammingpatterns.com/
Gregory, Jason (2009) Game Engine Architecture
Coutaz, J. (2015). Software Architecture Modeling for User Interfaces. In Encyclopedia of Software Engineering. https://doi.org/10.1002/0471028959.sof011
Selected chapters and papers on Software Architecture
Software Implementations of specific demonstration systems.