Design de Jogos
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2017-2018
02033078
Ciências Informáticas
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino proposta baseia-se numa combinação de apresentações e discussão de modelos, métodos e instrumentos com exercícios de aplicação prática em contextos delimitados.
É pedido ao estudante a realização autónoma de 10 trabalhos práticos de âmbito semanal e de um projecto em grupo onde exercitará as técnicas especificas da área em estudo bem com as capacidades de comunicação e organização nelas implicadas.
Resultados de Aprendizagem
Com esta unidade curricular pretende-se o desenvolvimento das competências necessárias para a análise critica, concepção e produção de Jogos de Computador originais. Através desta unidade o estudante deverá ser capaz de compreender as características dos jogos enquanto objectos técnicos e actividades humanas, sociais e de aprendizagem, desenvolver capacidades críticas e de síntese de propostas de jogos enquanto produtos de media digital interactivo, adquirir competências na aplicação das técnicas de análise, concepção, construção e avaliação de jogos e experiências de jogo, desenvolver capacidades de criatividade, comunicação e organização do processo de produção em equipa, preparando o aluno para a indústria ou para a investigação com a capacidade de aprendizagem autónoma na área.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Perspectiva História do Estudo de Jogos e Videojogos
2. Introdução à Estética da Interacção
3. Modelos da Experiência de Jogo
4. Metodologias de Concepção e Criatividade
5. Desenho de Som
6. Jogos e Populações de Jogadores
7. Jogos enquanto Contextos de Aprendizagem
8. Arquitectura de Motores de Jogo
9. Avaliação da Experiência de Jogo;
10. Balanceamento do jogo.10. Contexto e Casos Práticos.
Docente(s) responsável(eis)
Rui Alexandre Neves Craveirinha
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 50.0%
Resolução de problemas: 50.0%
Bibliografia
Johan Huizinga, Homo Ludens (excerpt)
Klabbers, The Magic Circle (excerpts)
Salem & Zimmerman, Rules of Play (excerpt)
Jesse Schell, The Art of Game Design (excerpt)
Tracy Fullerton, Game Design Workshop (excerpt)
Espen Arseth, Cybertext (excerpt)
Joseph Campbel, The hero's journey (synthesis)
Jason Gregory, Game Engine Architecture (excerpt)
Czikszentmihalyi, The Flow (optional)
Selecção de artigos científicos:
Jenova Chen, Flow in Games
Richard Bartle, Hearts Clubs Diamonds Spaces: Players who suit MUDS
Alves & Roque, Sound Design deck and pattern language www.soundingames.com
Araújo & Roque, Modeling Games with Petri Nets
Pereira & Roque, Towards a participation centrered model of gameplay exprience; case studies on gameplay metrics
Pereira & Roque, Design Guidelines for Learning games
Roque, A Sociotechnical Conjecture about the Context and Development of Multiplayer Online Game Experiences