Animação e Multimédia
2
2017-2018
02033067
Belas Artes
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Edição de vídeo, edição de imagem, edição de áudio.
Métodos de Ensino
Todos os projetos serão apoiados com rastreios e análise de obras de diferentes movimentos e períodos. Os projetos vão se concentrar em abordagens experimentais de ilustração vídeo de faixas de áudio, na edição de sequências sonoras e consequentes imagens em movimento. Estes exercícios "clássicos" são comuns em diferentes movimentos ao longo do século 20 e, mais recentemente, fornecendo um cenário para uma pletora de diferentes soluções e tecnologias. Os trabalhos serão supervisionados pelo docente e expostos para a turma de modo a fomentar a discussão em varias fases do processo.
Resultados de Aprendizagem
Esta disciplina tem como objectivo inicial a aquisição de uma cultura visual qualificada no âmbito das artes plásticas, nomeadamente no que diz respeito às práticas artísticas multimédia. Pretende-se também o desenvolvimento de competências técnicas e conceptuais na criação de representações virtuais de cenários, objetos e personagens tendo como alvo a produção de conteúdos para os media convencionais, os novos media, as artes, a ciência e a industria.
O conhecimento de exemplos das artes plásticas motivará o desenvolvimento de exercícios práticos. Assim, o conhecimento das práticas artísticas multimédia manifestar-se-á pela prática e não só pela análise das obras apresentadas.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Modelação e animação de cenários, objetos e personagens
- Programação e programação visual de cenários, objetos e personagens
- Animação de simulações dinâmicas e testes baseados em modelos físicos
- Câmaras, luzes e materiais
- Criação de conteúdos em de contextos de transição entre o mundo virtual e real
- Cinema e vídeo arte experimental
- Conteúdos sinestésicos – formas, sons, texturas, cores e números
- Encadeamentos, articulações, partículas, tecidos, cabelos
- Tipografia e gráficos animados.
Docente(s) responsável(eis)
Adriana de Almeida Portela Viana de Sá
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 50.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%
Bibliografia
-ABBADO, Adriano. Perceptual Correspondences of Abstract Animation and Synthetic Sound. Leonardo, Volume 21, Issue 5. Cambridge, MA: The MIT Press. 1988.
-BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Editora Brasiliense. 1986.
-CHION, Michel. Audio-Vision: Sound on Screen. New York: Columbia University Press. 1994
-CRARY, Jonathan. Suspensions of Perception: Attention, Spectacle, and Modern Culture. New York: October Books. 2001.-EMMER, Michele. The Visual Mind II. Cambridge, MA: The MIT Press. 2005.
-WHITNEY, John. Digital Harmony - On the Complementarity of Music and Visual Art. Peterborough, N.H: Byte Books/McGraw-Hill. 1980.
-YOUNGBLOOD, Gene. Expanded Cinema. P. Dutton & Co., Inc. 1971.