Oficina de Design Multimeios

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02033056
Área Científica
Áudio-visuais e produção dos media
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos introdutórios de Design de Comunicação e tecnologias web.

Métodos de Ensino

O método de ensino baseia-se em:

- Leitura e análise crítica de textos e casos de design;

- Apresentações de casos de estudo no design com recurso a suportes digitais;

- Desenvolvimento pelos alunos de projects de design concretos;

- Supervisão dos trabalhos com apresentação oral;

- Análise e acompanhamento de trabalhos elaborados;

- Orientação teórica como suporte à prática e adaptada a cada projecto. 

Resultados de Aprendizagem

- Compreender os aspetos essenciais de sistemas de design aplicadas ao contexto da identidade visual, design expositivo e do web (metodologias, processos, abordagens);

- Desenvolver um leque de referências pessoais centradas em conteúdos visuais e semânticos que respondam aos pressupostos do design de comunicação;

- Ser capaz de realizar com qualidade projetos de desenho de interface para plataformas web e móvel;

- Pesquisar historicamente ocorrências relevantes relacionadas com a área do tema proposto;

- Analisar, integrar e criticar o design de comunicação contemporâneo, com base em casos de estudo;

- Desenvolver ferramentas de apreciação crítica e debate ao longo da realização do projeto.

- Ser capaz de desenvolver projetos com um amplo espectro de meios, que podem incluir impressão tradicional, cartografia, visualizações de dados, cenografia, instalações interativas e a interseção do design gráfico e da arquitectura.

Estágio(s)

Não

Programa

Conceptualização e desenvolvimento de projeto através de vários media:

- Organização e estruturação de conteúdos como parte integrante do projeto;

- Conceptualização e realização de projetos de design multiplataforma;

- A linguagem dos meios digitais online e aplicação dos princípios de design;

- A world wide web enquanto plataforma de adaptação multimeios.

- Compreender os sistemas de gestão de conteúdo e o desenho de templates;

- A noção de responsive design e adaptação a multiplas plataformas;

- Modos de produção e publicação.

Docente(s) responsável(eis)

Artur Luís Gonçalves de Azevedo Rebelo Alves

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 25.0%
Projecto: 75.0%

Bibliografia

Manovich (2001). Language of New Media

McLuhan (2001). Understanding Media

Murray (2011). Inventing the Medium

Rajesh Lal (2013). Digital Design Essentials

Niederst Robbins (2012). Learning Web Design

Clarissa Peterson (2014). Learning Responsive Web Design
Meggs, Purvis & Meggs (2006). Meggs' history of graphic design.

Rand, Paul (1993). Design Form and Caos.

Rand, P. (1985). Paul Rand, a designer's art.

Perec, Georges. Espèces d'espaces, Gallimar (francês)

Perec Georges. Species of Spaces and Other Pieces. Penguin (Iinglês)

Mollerup, Piet. Marks of excellence

Ulrike Felsing, Dinamic Identities in cultural and public Contexts

Casey Reas and Ben Fry. Processing: A programming Handbook for Visual Designers and Artists.

Reas, McWilliams, LUST. Form+Code in Design, Art, and Architecture.

Irene van Nes, Dynamic Identities: How to Create a Living Brand

Bohnacker, Groß, Laub and Lazzeroni. (2010). Generative Gestaltung: Entwerfen. Programmieren. Visualisieren mit Processing.