Design de Som

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02033033
Área Científica
Áudio-visuais e produção dos media
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas de exposição dos conceitos e das técnicas especificas da área de design de som.

Aulas práticas laboratoriais para ensaio da aplicação das técnicas de sound design e audio num projecto de media interactivo ou de intervenção concreto.

Resultados de Aprendizagem

O estudante desenvolverá uma comprensão dos conceitos e das técnicas actuais para o design de som em media interactivos e ambientes de instalação. O estuadnte deverá compreender as dinâmicas e propriedades de diversos contextos acústicos, as potencialidades comunicativas e as limitações da ecologia acústica de diversos contextos media, e a forma como o design de som pode ser utilizado para transformar a percepção de uma experiência de espaço ou de media interactivos. Pretende-se ainda oferecer um conhecimento base dos equipamentos e software que podem ser utilizados na captação, edição e controle de audio.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução aos conceitos chave em Sound Design

2. O estudo das soundscapes naturais e humanizadas

3. Perspectivas física, psicoacústica e cognitiva do som.

4. O papel do som na modificação da percepção, funções experiencial e comunicativa

5. Técnicas de análise de soundscape e a noção de ecologia acústica

6. Linhas orientadoras e padrões de desenho de som em meios interactivos

7. A prática da criação e tratamento de elementos áudio na composição de soundscapes

8. Instrumentos e técnicas.

Docente(s) responsável(eis)

Fernando Amílcar Bandeira Cardoso

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 40.0%
Projecto: 60.0%

Bibliografia

Schafer, R. M. (1993). The soundscape: Our sonic environment and the tuning of the world. Simon and Schuster.

Truax, B. (2000). Acoustic Communication, Santa Barbara.

Sonnenschein, D. (2001). Sound design: The expressive power of music, voice, and sound effects in cinema (p. 1). Studio City: Michael Wiese Productions.

Murch, W. (2001). In the Blink of an Eye (Vol. 995). Los Angeles: Silman-James Press.

Farnell, A. (2010). Designing sound. Mit Press.

Luís L. Henrique. Acústica Musical. Fundação Calouste Gulbenkian (2007)

Michel Chion. Audio-Vision. Sound on Screen, Columbia University Press (1994)

Alves, Valter (2013), Pattern Language for Sound Design in Games, www.soundingames.com