Design de Som
1
2023-2024
02033033
Áudio-visuais e produção dos media
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas de exposição dos conceitos e das técnicas especificas da área de design de som.
Aulas práticas laboratoriais para ensaio da aplicação das técnicas de sound design e audio num projecto de media interactivo ou de intervenção concreto.
Resultados de Aprendizagem
O estudante desenvolverá uma comprensão dos conceitos e das técnicas actuais para o design de som em media interactivos e ambientes de instalação. O estuadnte deverá compreender as dinâmicas e propriedades de diversos contextos acústicos, as potencialidades comunicativas e as limitações da ecologia acústica de diversos contextos media, e a forma como o design de som pode ser utilizado para transformar a percepção de uma experiência de espaço ou de media interactivos. Pretende-se ainda oferecer um conhecimento base dos equipamentos e software que podem ser utilizados na captação, edição e controle de audio.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução aos conceitos chave em Sound Design
2. O estudo das soundscapes naturais e humanizadas
3. Perspectivas física, psicoacústica e cognitiva do som.
4. O papel do som na modificação da percepção, funções experiencial e comunicativa
5. Técnicas de análise de soundscape e a noção de ecologia acústica
6. Linhas orientadoras e padrões de desenho de som em meios interactivos
7. A prática da criação e tratamento de elementos áudio na composição de soundscapes
8. Instrumentos e técnicas.
Docente(s) responsável(eis)
Fernando Amílcar Bandeira Cardoso
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 40.0%
Projecto: 60.0%
Bibliografia
Schafer, R. M. (1993). The soundscape: Our sonic environment and the tuning of the world. Simon and Schuster.
Truax, B. (2000). Acoustic Communication, Santa Barbara.
Sonnenschein, D. (2001). Sound design: The expressive power of music, voice, and sound effects in cinema (p. 1). Studio City: Michael Wiese Productions.
Murch, W. (2001). In the Blink of an Eye (Vol. 995). Los Angeles: Silman-James Press.
Farnell, A. (2010). Designing sound. Mit Press.
Luís L. Henrique. Acústica Musical. Fundação Calouste Gulbenkian (2007)
Michel Chion. Audio-Vision. Sound on Screen, Columbia University Press (1994)
Alves, Valter (2013), Pattern Language for Sound Design in Games, www.soundingames.com