Design de Som
1
2017-2018
02033033
Áudio-visuais e produção dos media
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas de exposição dos conceitos e das técnicas especificas da área de design de som.
Aulas práticas laboratoriais para ensaio da aplicação das técnicas de sound design e audio num projecto de media interactivo ou de intervenção concreto.
Resultados de Aprendizagem
O estudante desenvolverá uma compreensão dos conceitos e das técnicas actuais para o design de som em media interactivos e ambientes de instalação. O estudante deverá compreender as dinâmicas e propriedades de diversos contextos acústicos, as potencialidades comunicativas e as limitações da ecologia acústica de diversos contextos media, e a forma como o design de som pode ser utilizado para transformar a percepção de uma experiência de espaço ou de media interactivos. Pretende-se ainda oferecer um conhecimento base dos equipamentos e software que podem ser utilizados na captação, edição e controle de audio.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução aos conceitos chave em Sound Design
2. O estudo das soundscapes naturais e humanizadas
3. O papel do som na modificação da percepção, funções experiencial e comunicativa
4. Técnicas de análise de soundscape e a noção de ecologia acústica
5. A problemática do projecto de som como intervenção e a sua relação com as outras modalidades
6. Linhas orientadoras e padrões de desenho de som em meios interactivos
7. A prática da criação e tratamento de elementos áudio na composição de soundscapes
8. Instrumentos e técnicas.
Docente(s) responsável(eis)
Fernando Amílcar Bandeira Cardoso
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 50.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
Schafer, Murray (1977). The Soundscape: our sonic environment and the tunning of the world
Truax, Barry (2000). Acoustic Communication
David Sonnenschein (2002). Sound Design: The Expressive Power of Music, Voice and Sound Effects in Cinema
Murch, Walter (2001). In the blink of an eye
Alves, Valter (2013), Pattern Language for Sound Design in Games, www.soundingames.com
Selected papers on Sound Design.