Modelação e Materialização

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02033022
Área Científica
Belas Artes
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Edição de imagem, edição de vídeo.

Métodos de Ensino

O processo de aprendizagem acelerado é feito através de um treino sequencial, começando com a introdução de ferramentas de modelação em três dimensões, métodos de programação, desenvolvimento de mecanismos funcionais, estratégias de materialização, desenvolvimento de processos conceituais e formais, simulações físicas e mapeamento de materiais. Este desenvolvimento progressivo da complexidade das simulações e a relação entre o mundo analógico e o mundo digital, em trabalhos de grupo vinculados a ação de transformação social, proporcionando uma consciência holística do meio no qual interagir

Resultados de Aprendizagem

Com o módulo de Modelação 3D e Materialização pretende-se o desenvolvimento de competências técnicas e conceptuais na criação de representações materiais e virtuais de cenários, objetos e personagens tendo como alvo a produção de conteúdos para os media convencionais, os novos media, as artes, a ciência e a industria.

Estágio(s)

Não

Programa

- Modelação 3D direta - Conceitos, ferramentas e processos

- Modelação de cenários, objetos e personagens

- Programação e programação visual de modelos 3D - Conceitos, ferramentas e processos

- Programação e programação visual para a criação de cenários, objetos e personagens

- Simulações dinâmicas e testes baseados em modelos físicos

- Simulações de iluminação e de materiais

- Conceitos, ferramentas e processos de materialização de cenários, objetos e personagens

- Criação de contextos de transição entre o mundo virtual e o mundo real.

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Filipe Martins Carvalho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%
Outra: 50.0%

Bibliografia

-Beane, Andy; 3D Animation Essentials, John Wiley & Sons, Indianapolis.

-Chopine, Ami; 3D Art Essentials: The Fundamentals of 3D Modeling, Texturing, and Animation, Focal Press.

-Vaughan, William; Digital Modeling, New Riders, Berkeley.

-Diversos livros referentes ao software utilizado.