Design de Serviços
1
2023-2024
02033011
Ciências Informáticas
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de design, capacidade de expressar ideias visualmente e através de protótipos de baixa fidelidade, compreensão da língua Inglesa.
Métodos de Ensino
As aulas serão de dois tipos: teórico-práticas e práticas laboratoriais. As aulas teórico-práticas consistirão na exposição dos conceitos, metodologias e técnicas específicas da área de design de serviços, com curtos exercícios práticos de aplicação dos mesmos. As aulas de práticas laboratoriais focar-se-ão em ensaios da aplicação das técnicas no contexto de projeto de design de um serviço concreto, sendo que cada etapa incluirá sessões de crítica construtiva e comentários por parte dos colegas, do professor, e, de peritos externos, na apresentação final do projeto desenvolvido em grupo.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular pretende desenvolver nos alunos o conhecimento e a compreensão das técnicas atuais para o design da experiência de serviços, em particular daqueles cuja realização incorpora ou depende essencialmente do design de formas inovadoras de interação com base em tecnologias de informação e comunicação. O aluno deverá ser capaz de:
- Compreender as principais práticas e ferramentas usadas no contexto do Design de Serviços.
- Elencar, descrever, compreender a aplicabilidade e aplicar diferentes modelos de Design de Serviços e técnicas de modelação em situações concretas.
- Experimentar, avaliar e validar várias componentes de um serviço, desde o conceito, a cenários, blueprints e protótipos de um serviço.
- Desenvolver, ensaiar e apresentar um projeto de Design de Serviços para um contexto específico.
- Avaliar o resultado do design de forma critica, face à experiência de serviço pretendida.
- Desenvolver estratégias de trabalho em equipa.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. O problema interdisciplinar do desenho da experiência de serviços
2. Áreas de aplicação e casos de estudo do Design de Serviços
3. Métodos para o design e investigação da experiência de serviço
4. Modelação de contextos de serviço e redes de valor
5. Modelos de design de serviço: service blueprints, do contacto às operações
6. Prototipagem e ensaio de Serviços
7. Avaliação da experiência de serviço
8. Business Model Canvas.
Docente(s) responsável(eis)
Paula Alexandra Gomes da Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 50.0%
Projecto: 50.0%
Bibliografia
Stickdorn, M., & Schneider, J. (2012). This is Service Design Thinking: Basics, Tools, Cases. Wiley.
Stickdorn, M., Hormess, M. E., Lawrence, A., & Schneider, J. (2018a). This Is Service Design Doing: Applying Service Design Thinking in the Real World. O’Reilly Media.
Stickdorn, M., Hormess, M. E., Lawrence, A., & Schneider, J. (2018b). This Is Service Design Methods: A Companion to This Is Service Design Doing. O’Reilly Media.
Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010). Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers. John Wiley and Sons.
Artigos e vídeos selecionados subjacentes às temáticas de Design de Serviços. | Selected articles and videos on Service Design topics.