Design de Serviços

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02033011
Área Científica
Ciências Informáticas
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas de exposição das técnicas especificas da área de design de serviços.

Aulas práticas laboratoriais de ensaios da aplicação das técnicas em projecto de um serviço concreto.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se o conhecimento e a compreensão das técnicas actuais para o design da experiência de serviços, em particular daqueles cuja realização incorpora ou depende essencialmente do design de formas inovadoras de interação com base em tecnologias de informação e comunicação. O aluno deverá ainda adquirir a capacidade de aplicar as técnicas de modelação de serviços em situações concretas, e a capacidade para avaliar o resultado do design de forma critica, face à experiência de uso pretendida.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O problema interdisciplinar do desenho da experiência de serviços

2. Modelação de contextos de serviço e redes de valor

3. Modelos de serviço: service blueprints, do contacto às operações

4. Métodos para o Design e Investigação da Experiência de Serviço

5. Prototipagem e Ensaio de Serviços (Roleplay)

6. Modelos para avaliação da Experiência de Serviço

7. Business Model Canvas para serviços.

Docente(s) responsável(eis)

Paulo José Osório Rupino da Cunha

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 50.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Stickdom & Schneider (2011). This is Service Design Thinking

Osterwalder (2010). Business Model Canvas

Parolini (2005). The Value Net