Design Generativo

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02033000
Área Científica
Ciências Informáticas
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos médios de Design e de Programação.

Métodos de Ensino

São leccionadas aulas teóricas com exposição detalhada, recorrendo a meios audiovisuais, dos conceitos, princípios e técnicas fundamentais.

Serão também leccionadas aulas práticas, que têm por objectivo fundamental fazer a ligação entre os conceitos teóricos e sua aplicação prática. Privilegia-se a resolução de exercícios que permitam esta exploração e a análise de casos de estudo que exijam a conjugação de conceitos teóricos distintos e promovam o raciocínio crítico.

Resultados de Aprendizagem

Nesta UC a programação é entendida como uma forma de expressão. Compreendendo que a verdadeira literacia resulta da capacidade de “ler” e de “escrever”, o criador é posicionado como designer de processos computacionais, tornando-se assim capaz de questionar os modelos existentes e de explorar inteiramente as possibilidades dos meios computacionais. São introduzidos e explorados na prática os aspectos fundamentais de sistemas, processos e design generativo. Através do estudo e implementação os alunos desenvolvem competências analíticas e práticas solidas no domínio do design generativo.

As competências principais desenvolvidas são:

Instrumentais – análise e síntese; resolver problemas

Pessoais – raciocínio crítico

Sistémicas – aplicar na prática os conhecimentos; investigar

As competências secundárias são:

Instrumentais – organização e planificação

Pessoais – trabalho em grupo

Sistémicas – aprendizagem autónoma; criatividade.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução

1.1 Sistemas Generativos e Design

1.2 Perspectiva Histórica

1.3 Cultura do Design Generativo

2 Propriedades de Sistemas Generativos

2.1 Iteração

2.2 Estrutura

2.3 Recursão

2.4 Complexidade

2.5 Unidade

2. Metodologias para Design Generativo

2.1 Estratégias de Design Generativo

2.2 Sistemas Paramétricos

2.3 Automatos Celulares

2.4 Sistemas de Partículas e Enxames

2.5 Auto-Organização e Auto-Montagem

2.6 Gramáticas Generativas

2.7 Systemas Inspirados na Natureza

3. Aplicações no Domínio do Design

3.1 Análise Crítica

4. O Papel do Designer no Design generativo

4.1 Intenção e Originalidade

4.2 Apropriação.

Docente(s) responsável(eis)

Fernando Jorge Penousal Martins Machado

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho de investigação: 20.0%
Resolução de problemas: 20.0%
Projecto: 40.0%

Bibliografia

Menges, A., & Ahlquist, S. (2011). Computational Design Thinking: Computation Design Thinking.

Lostritto, C. (2019). Computational Drawing: From Foundational Exercises to Theories of Representation.

Agkathidis, A. (2016). Generative Design (Form + Technique).

Gerstner K. (2007). Designing Programmes, 3rd ed, Lars Muller Publishers.

Woodbury (2010). Elements of Parametric Design, Routledge.

Xianwei L. (2013). Dynamic Logo, CYPI Press.

Armstrong H. and  Stojmirovic Z. (2013). Participate: Designing with User-Generated Content. Princeton Architectural Press, 2013.

Maeda J (2001). Design by Numbers, MIT Press.

Bohnacker H, Groß B, Laub J, Lazzeroni C (2010). Generative Design: Visualize, Program, and Create with Processing.

Hollis, R. (2002). The designer as programmer, Eye Magazine, 43.

Lehni, J. (2011). Teaching in the spaces between code and design, Eye Magazine, 81.

Reas, C., McWilliams, C., and LUST (2010). Form+Code in Design, Art, and Architecture.