Design Generativo

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02033000
Área Científica
Áudio-visuais e produção dos media
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

1. Conhecimentos médios de Design

2. Conhecimentos médios de Programação.

Métodos de Ensino

São leccionadas aulas teóricas com exposição detalhada, recorrendo a meios audiovisuais, dos conceitos, princípios e técnicas fundamentais.

Serão também leccionadas aulas práticas, que têm por objectivo fundamental fazer a ligação entre os conceitos teóricos e sua aplicação prática. Privilegia-se a resolução de exercícios que permitam esta exploração e a análise de casos de estudo que exijam a conjugação de conceitos teóricos distintos e promovam o raciocínio crítico.

Resultados de Aprendizagem

Nesta UC a programação é entendida como uma forma de expressão. Compreendendo que a verdadeira literacia resulta da capacidade de “ler” e de “escrever”, o criador é posicionado como designer de processos computacionais, tornando-se assim capaz de questionar os modelos existentes e de explorar inteiramente as possibilidades dos meios computacionais. São introduzidos e explorados na prática os aspectos fundamentais de sistemas, processos e design generativo. Através do estudo e implementação os alunos desenvolvem competências analíticas e práticas solidas no domínio do design generativo.

As competências principais desenvolvidas são:

Instrumentais – análise e síntese; resolver problemas

Pessoais – raciocínio crítico

Sistémicas – aplicar na prática os conhecimentos; investigar

As competências secundárias são:

Instrumentais – organização e planificação

Pessoais – trabalho em grupo

Sistémicas – aprendizagem autónoma; criatividade.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução

1.1 Sistemas Generativos e Design

1.2 Perspectiva Histórica

1.3 Cultura do Design Generativo

2 Propriedades de Sistemas Generativos

2.1 Iteração

2.2 Estrutura

2.3 Recursão

2.4 Complexidade

2.5 Unidade

2. Metodologias para Design Generativo

2.1 Estratégias de Design Generativo

2.2 Sistemas Paramétricos

2.3 Automatos Celulares

2.4 Sistemas de Partículas e Enxames

2.5 Auto-Organização e Auto-Montagem

2.6 Gramáticas Generativas

2.7 Systemas Inspirados na Natureza

3. Aplicações no Domínio do Design

3.1 Análise Crítica

4. O Papel do Designer no Design generativo

4.1 Intenção e Originalidade

4.2 Apropriação.

Docente(s) responsável(eis)

Tiago Filipe dos Santos Martins

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho de investigação: 20.0%
Projecto: 40.0%

Bibliografia

Karl Gerstner. Designing Programmes, 3rd ed, Lars Muller Publishers, 2007.

Elements of Parametric Design, Robert Woodbury, Routledge, 2010.

Lin Xianwei, Dynamic Logo, CYPI Press, 2013.

Helen Armstrong and  Zvezdana Stojmirovic. Participate: Designing with User-Generated Content. Princeton Architectural Press, 2013.

John Maeda, Design by Numbers, MIT Press, 2001.

Hartmut Bohnacker, Benedikt Groß, Julia Laub and Claudius Lazzeroni, Generative Design: Visualize, Program, and Create with Processing: Princeton Architectural Press, 2010.

Hollis, R., The designer as programmer, Eye Magazine, 43, 2002.

Lehni, J., Teaching in the spaces between code and design, Eye Magazine, 81, 2011.

Reas, C., McWilliams, C., and LUST. Form+Code in Design, Art, and Architecture: Princeton Architectural Press. 2010