Design Generativo
2
2017-2018
02033000
Áudio-visuais e produção dos media
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
1. Conhecimentos médios de Design
2. Conhecimentos médios de Programação.
Métodos de Ensino
São leccionadas aulas teóricas com exposição detalhada, recorrendo a meios audiovisuais, dos conceitos, princípios e técnicas fundamentais.
Serão também leccionadas aulas práticas, que têm por objectivo fundamental fazer a ligação entre os conceitos teóricos e sua aplicação prática. Privilegia-se a resolução de exercícios que permitam esta exploração e a análise de casos de estudo que exijam a conjugação de conceitos teóricos distintos e promovam o raciocínio crítico.
Resultados de Aprendizagem
Nesta UC a programação é entendida como uma forma de expressão. Compreendendo que a verdadeira literacia resulta da capacidade de “ler” e de “escrever”, o criador é posicionado como designer de processos computacionais, tornando-se assim capaz de questionar os modelos existentes e de explorar inteiramente as possibilidades dos meios computacionais. São introduzidos e explorados na prática os aspectos fundamentais de sistemas, processos e design generativo. Através do estudo e implementação os alunos desenvolvem competências analíticas e práticas solidas no domínio do design generativo.
As competências principais desenvolvidas são:
Instrumentais – análise e síntese; resolver problemas
Pessoais – raciocínio crítico
Sistémicas – aplicar na prática os conhecimentos; investigar
As competências secundárias são:
Instrumentais – organização e planificação
Pessoais – trabalho em grupo
Sistémicas – aprendizagem autónoma; criatividade.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução
1.1 Sistemas Generativos e Design
1.2 Perspectiva Histórica
1.3 Cultura do Design Generativo
2 Propriedades de Sistemas Generativos
2.1 Iteração
2.2 Estrutura
2.3 Recursão
2.4 Complexidade
2.5 Unidade
2. Metodologias para Design Generativo
2.1 Estratégias de Design Generativo
2.2 Sistemas Paramétricos
2.3 Automatos Celulares
2.4 Sistemas de Partículas e Enxames
2.5 Auto-Organização e Auto-Montagem
2.6 Gramáticas Generativas
2.7 Systemas Inspirados na Natureza
3. Aplicações no Domínio do Design
3.1 Análise Crítica
4. O Papel do Designer no Design generativo
4.1 Intenção e Originalidade
4.2 Apropriação.
Docente(s) responsável(eis)
Fernando Jorge Penousal Martins Machado
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 20.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Resolução de problemas: 20.0%
Projecto: 40.0%
Bibliografia
Karl Gerstner. Designing Programmes, 3rd ed, Lars Muller Publishers, 2007.
Elements of Parametric Design, Robert Woodbury, Routledge, 2010.
Lin Xianwei, Dynamic Logo, CYPI Press, 2013.
Helen Armstrong and Zvezdana Stojmirovic. Participate: Designing with User-Generated Content. Princeton Architectural Press, 2013.
John Maeda, Design by Numbers, MIT Press, 2001.
Hartmut Bohnacker, Benedikt Groß, Julia Laub and Claudius Lazzeroni, Generative Design: Visualize, Program, and Create with Processing: Princeton Architectural Press, 2010.
Hollis, R., The designer as programmer, Eye Magazine, 43, 2002.
Lehni, J., Teaching in the spaces between code and design, Eye Magazine, 81, 2011.
Reas, C., McWilliams, C., and LUST. Form+Code in Design, Art, and Architecture: Princeton Architectural Press. 2010