Práticas Artísticas Contemporâneas
1
2021-2022
02032993
Belas Artes
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Arte e Cultura Contemporânea, Fotografia e Composição da licenciatura de Design e Multimedia ou unidades curriculares semelhantes de outros cursos nas quais a cultura visual seja relevante.
Métodos de Ensino
As aulas serão estruturadas em dois blocos: um essencialmente teórico com apresentação e análise de obras de artistas e outro bloco de aulas práticas de experimentação e desenvolvimento de projetos.
Resultados de Aprendizagem
Através da leitura das obras de artistas das vanguardas modernas à contemporaneidade, desenvolver nos alunos capacidades de leitura e de conhecimento da dimensão conceptual da obra de arte na sua dimensão transdisciplinar, para a utilização de diferentes media, na diluição das fronteiras entre disciplinas, tais como: Video, Fotografia, Design, Desenho, Ilustração, Animação, Tipografia.
Estágio(s)
NãoPrograma
Análise de obras de arte do ponto de vista formal e pelos seus jogos conceptuais, permitindo serem ponto de partida para trabalhos de natureza prática em diferentes media.
Através de cruzamentos como:
1. Fotografia e Cinema: trânsitos (Larry Clark, Robert Frank, etc)
2. Cinema e Artes Visuais: contaminações e experimentação (Matthew Barney, Pedro Costa, etc)
3. Artes Visuais e Video: autonomia e complementaridade (Bill Viola, Sam Taylor Wood, Pierre Huyghe, etc)
4. A Video-Arte em Portugal: uma perspectiva panorâmica.
5. Artes Visuais e Performance (Vito Acconci, Marina Abramovich, etc)
6. Pintura, e Arte Conceptual (David Hockney, Marcel Duchamp, etc)
7. Escultura e Desenho (Pedro Cabrita Reis, Lissitzy)
Praticas de concepção e de experimentação, a partir do cruzamento de práticas artísticas contemporâneas, em: Video, Fotografia, Desenho, Tipografia.
Docente(s) responsável(eis)
António José Olaio Correia de Carvalho
Métodos de Avaliação
Avaliação
Mini Testes: 25.0%
Projecto: 75.0%
Bibliografia
Bishop, C. (2005). Installation Art: A Critical History. Nova Iorque: Routledge
Bolter, Jay David and Gromala Diane, Windows and mirrors: interaction design, digital art, and the myth of transparency, Cambridge, Mass. - London, the MIT Press, 2003
Kember, S.- Virtual anxiety: photography, new technologies and subjectivity, Manchester University Press, Manchester, 1998.
Hamlyn, Nicky, Film art phenomena, London, British Film Institute, 2003
Lovejoy, Margot, Digital currents: art in the electronic age, New York - London, Tourtledge,2004
Shaw, Jeffrey and Wiebel, Peter, Future cinema: the cinematic imaginary film, Cambridge,
Van, Hassche C., Gary Hill, IVAM Centre del Carme, Paris, Ed. Georges Pompidou, 1990
Perry, Michael, “Hand Job”, Princeton Architectural Press, 2009
Arga, Giulio Carlo, “Arte Moderna”, Ed. Companhia das Letras, São Paulo, 1998
Arnheim, Rudolf, “Visual Thinking”, University of California Press, Los Angeles, 1984