Tecnologias de Interface

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02032982
Área Científica
Ciências Informáticas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Espera-se dos alunos que estejam relativamente familiarizados com conceitos elementares de desenho de interacção e programação.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas (T) de revisão detalhada dos tópicos com particular enfoque no desenho de interfaces, experiências e serviços. São apresentados exemplos e é incentivada a discussão dos alunos. São igualmente apresentados e discutidos padrões (patterns) de desenho de interacção e discutidas aplicações em contextos reais.

Aulas práticas (PL) são usadas para ensaio e avaliação de  de tecnologias específicas, assim como o desenvolvimento e acompanhamento, em grupo, de projetos de interface concretos.

Resultados de Aprendizagem

O módulo de Tecnologias de Interface visa um conhecimento aprofundado dos objetivos e dos processos inerentes à concepção de interfaces, com foco especial no planeamento e desenho da interação com o Humano. Os alunos deverão adquirir autonomia crítica na avaliação de processos de interação avançada e ser capazes de propor soluções consistentes, recorrendo a um leque diverso de tecnologias na implementação de soluções interativas. No final deste módulo, os discentes deverão ser capazes de encarar o design de interfaces para contextos específicos, assegurando não só a qualidade estética, como a usabilidade e a robustez da implementação das suas propostas, decorrentes da adequação das suas soluções às necessidades de diferentes projetos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. As tecnologias de interface como ferramenta para o designer de interação.

2. Análise do complexo sensorial humano e sua influência no design de interfaces. Aspetos psico-cognitivos e sua relação com a usabilidade.

3. Introdução à computação física

4. Tecnologias de interface. Aspetos funcionais e de implementação:

Audio (output: síntese de áudio e voz; input: Tratamento de áudio, reconhecimento de voz); Táteis (input: toque/gestures e output: hápticas); Imagem/vídeo (reconhecimento de padrões, face tracking, gesture tracking); Tecnologias multimodais.

5. Análise e classificação de interface; tangíveis/não tangíveis, efémeras, manipulação direta/indireta, imersivas, interfaces naturais.

6. Realidade aumentada e interfaces inteligentes.

7. Design universal e acessibilidade.

Docente(s) responsável(eis)

Tiago José dos Santos Martins da Cruz

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 25.0%
Outra: 25.0%
Projecto: 50.0%

Bibliografia

Moggridge, Bill (2007). Designing Interactions. The MIT Press

Wigdor, Wixon, Brave NUI World: Designing Natural User Interfaces for Touch and Gesture

Maximo Banzi (2015), Getting started with Arduino, O'Reilly Media, Inc. ISBN: 1449363334.

Jody Culkin, Eric Hagan (2017), Learn Electronics with Arduino, O'Reilly Media. ISBN: 1680453742

PACKT group, Mastering OpenCV with Practical Computer Vision Projects,

Murray, Janet H (2012). Inventing the Medium: Principles of Interaction Design as a Cultural Practice. The MIT Press

Johnson, Jeff (2010). Designing with the Mind in Mind: Simple Guide to Understanding User Interface Design Rules. Morgan Kaufmann

Tidwell, Jennifer (2011). Designing Interfaces, 2nd Ed. O'Reilly Media,

Ellen Lupton (Editor), Andrea Lipps (Editor) (2018), The Senses: Design Beyond Vision (design book exploring inclusive and multisensory design practices across disciplines), Cooper Hewitt, Smithsonian Design Museum and Princeton Architectural Press. ISBN: 1616897104.