Tecnologias de Interface
1
2023-2024
02032982
Ciências Informáticas
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Espera-se dos alunos que estejam relativamente familiarizados com conceitos elementares de desenho de interacção e programação.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas (T) de revisão detalhada dos tópicos com particular enfoque no desenho de interfaces, experiências e serviços. São apresentados exemplos e é incentivada a discussão dos alunos. São igualmente apresentados e discutidos padrões (patterns) de desenho de interacção e discutidas aplicações em contextos reais.
Aulas práticas (PL) são usadas para ensaio e avaliação de de tecnologias específicas, assim como o desenvolvimento e acompanhamento, em grupo, de projetos de interface concretos.
Resultados de Aprendizagem
O módulo de Tecnologias de Interface visa um conhecimento aprofundado dos objetivos e dos processos inerentes à concepção de interfaces, com foco especial no planeamento e desenho da interação com o Humano. Os alunos deverão adquirir autonomia crítica na avaliação de processos de interação avançada e ser capazes de propor soluções consistentes, recorrendo a um leque diverso de tecnologias na implementação de soluções interativas. No final deste módulo, os discentes deverão ser capazes de encarar o design de interfaces para contextos específicos, assegurando não só a qualidade estética, como a usabilidade e a robustez da implementação das suas propostas, decorrentes da adequação das suas soluções às necessidades de diferentes projetos.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. As tecnologias de interface como ferramenta para o designer de interação.
2. Análise do complexo sensorial humano e sua influência no design de interfaces. Aspetos psico-cognitivos e sua relação com a usabilidade.
3. Introdução à computação física
4. Tecnologias de interface. Aspetos funcionais e de implementação:
Audio (output: síntese de áudio e voz; input: Tratamento de áudio, reconhecimento de voz); Táteis (input: toque/gestures e output: hápticas); Imagem/vídeo (reconhecimento de padrões, face tracking, gesture tracking); Tecnologias multimodais.
5. Análise e classificação de interface; tangíveis/não tangíveis, efémeras, manipulação direta/indireta, imersivas, interfaces naturais.
6. Realidade aumentada e interfaces inteligentes.
7. Design universal e acessibilidade.
Docente(s) responsável(eis)
Tiago José dos Santos Martins da Cruz
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 25.0%
Outra: 25.0%
Projecto: 50.0%
Bibliografia
Moggridge, Bill (2007). Designing Interactions. The MIT Press
Wigdor, Wixon, Brave NUI World: Designing Natural User Interfaces for Touch and Gesture
Maximo Banzi (2015), Getting started with Arduino, O'Reilly Media, Inc. ISBN: 1449363334.
Jody Culkin, Eric Hagan (2017), Learn Electronics with Arduino, O'Reilly Media. ISBN: 1680453742
PACKT group, Mastering OpenCV with Practical Computer Vision Projects,
Murray, Janet H (2012). Inventing the Medium: Principles of Interaction Design as a Cultural Practice. The MIT Press
Johnson, Jeff (2010). Designing with the Mind in Mind: Simple Guide to Understanding User Interface Design Rules. Morgan Kaufmann
Tidwell, Jennifer (2011). Designing Interfaces, 2nd Ed. O'Reilly Media,
Ellen Lupton (Editor), Andrea Lipps (Editor) (2018), The Senses: Design Beyond Vision (design book exploring inclusive and multisensory design practices across disciplines), Cooper Hewitt, Smithsonian Design Museum and Princeton Architectural Press. ISBN: 1616897104.