Design de Transição

Ano
2
Ano lectivo
2023-2024
Código
02032971
Área Científica
Sociologia e outros estudos
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Primeiro ano do mestrado completo.

Métodos de Ensino

Aulas de seminário com:

a) exposição teórica e debate de leituras e casos de estudo de design em ecosistemas sociotécnicos, complementadas com síntese de pesquisa autónoma das temáticas;

b) exercícios de investigação de campo, de mapeamento de contextos-problema, e de projecto de propostas de intervenções sustentáveis.

Avaliação com base em ensaios e projectos. Síntese de investigação autónoma ou exame 50%, Projecto 50%.

Resultados de Aprendizagem

A unidade promove a compreensão da prática do design de meios de interação enquanto instrumento de intervenção sociotécnica, com vista a alcançar mudanças que traduzam objectivos de inovação social. Pretende-se capacitar os alunos para a prática do design sustentável (ou para a sustentabilidade) nos ecosistemas sociais e técnicos, compreendendo o papel sistémico dos diversos actores-redes ao nível das tecnologias e dos relacionamentos humanos e sociais. Pretende-se ainda que o aluno compreenda o papel dos métodos de investigação em design no processo de intervenção, e dos enquadramentos teóricos que auxiliam ao entendimento do contexto de intervenção.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Metodologias de investigação em design na inovação social e transformação organizacional

2. Enquadramentos teóricos para a compreensão de contextos sociotécnicos de design

3. A noção de ecosistema sociotécnico e o mapeamento de contexto de wicked problems

4. Modelação de perspectivas: multi-stage, multi-actor, crenças&atitudes, necessidades e satisfatores

5. Problemas sistémicos na mudança e estratégias de complexidade

6. O design para a sustentabilidade e a questão do valor da intervenção

7. O Enquadramento metodológico da Engenharia do Contexto.

Docente(s) responsável(eis)

Licínio Gomes Roque

Métodos de Avaliação

Avaliação 2
Trabalho de investigação: 50.0%
Projecto: 50.0%

Avaliação 1
Exame: 50.0%
Projecto: 50.0%

Bibliografia

Irwin et al. Transition Design, an Educational Framework

Irwin. Living Systems Theory & Design

Kossoff et al. The Importance of Everyday Life

Kossoff. Holism and Reconstitution of EDL

Tonkinwise. Design for Transition

Rotmans et al. Conceptual Framework for Transitions

Coyne. Wicked Problems Revisited

Geels 2005 The Dynamics of Transitions in Socio-technical Systems

Buchanan_2001_Design_research_new_learning

Cipolla & Manzini. Relational Services

Manzini. Design When Everyone Designs

Manzini. Resilient-systems-and-cosmopolitan-localism

Meadows. Leverage Points - Places to Intervene in a System

Max-Neef, Human Scale Development (Needs&Satisfiers)

Papanek. Best Designers in World

Alexander. Synthesis of Form

Porritt. The World We Made

Buchanan et al (eds). The Idea of Design

Latour. Reassembling the Social: An Introduction to ANT

Roque. Contribuições para uma Engenharia do Contexto

Lazar et al. Research Methods in HCI

Suchman. Human-machine Reconfigurations