Design de Transição

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02032971
Área Científica
Sociologia e outros estudos
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas de seminário com: a) exposição teórica e debate de casos de estudo de desenho e gestão de ecossistemas sociotécnicos; b) síntese de exercícios de investigação de campo; c) exercícios de mapeamento de contextos e projecto de propostas de intervenções sustentáveis. Avaliação com base em ensaios e projectos. Exame-50%, Trabalho de Investigação-25%, Trabalho de campo ou laboratório - 25%.

Resultados de Aprendizagem

A unidade promove a compreensão da prática do design de meios de interação enquanto instrumento de intervenção sociotécnica, com vista a alcançar mudanças que traduzam objectivos de inovação social. Pretende-se capacitar os alunos para a prática do design sustentável (ou para a sustentabilidade) nos ecossistemas sociais e técnicos, compreendendo o papel sistémico dos diversos actores-redes ao nível das tecnologias e dos relacionamentos humanos e sociais. Pretende-se ainda que o aluno compreenda o papel dos métodos de investigação em design no processo de intervenção, e dos enquadramentos teóricos que auxiliam ao entendimento do contexto de intervenção.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Métodos de Investigação em, para e pelo Design; Design Research

2. Enquadramentos teóricos de base à compreensão de contextos (Teoria da Acção Situada, Teoria da Actividade, Teoria dos Actores-Rede, etc).

3. A Investigação-Acção na inovação social e organizacional

4. O Enquadramento metodológico da Engenharia do Contexto

5. A noção de ecosistema sociotécnico e o probema do mapeamento do contextos e trajectórias

6. A problemática do design para a sustentabilidade e a questão do valor da intervenção

7. Wicked Problems: problemas e estratégias de complexidade.

Docente(s) responsável(eis)

Licínio Gomes Roque

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Trabalho de investigação: 25.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Selected chapters from:

Kripendorff (). The Semantic Turn

Checkland (1995). Soft-Systems Methodology

Latour (2005). Reassembling the Social: An Introduction to ANT

Roque (2004). Contribuições para uma Engenharia do Contexto

Lazar et al (2013). Research Methods in HCI

Buchanan et al (eds) (1990). The Idea of Design

Suchman (2010).  Human-machine Reconfigurations

Axelrod & Cohen (2000). Harnessing Complexity

Holland (2012). Boundaries and Systems.

DeLanda (2006). A New Philosophy of Society