Oficina de Design de Comunicação
1
2021-2022
02032960
Áudio-visuais e produção dos media
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Noções de design de comunicação e tipografia.
Métodos de Ensino
- Leitura e análise de textos;
- Visionamento e análise de filmes;
- Visitas de estudo;
- Discussão crítica;
- Supervisão dos trabalhos com apresentação oral;
- Análise e acompanhamento de trabalhos elaborados;
- Apresentações de casos de estudo no design com recurso a suportes digitais;
- Orientação prática;
- Orientação teórica como suporte à prática e adaptada a cada projecto;
- Análise de casos;
- Desenvolvimento de projectos praticos.
Resultados de Aprendizagem
Adquirir competências técnicas no domínio específico do design de comunicação
Desenvolver projectos de design de comunicação de carácter estruturante no âmbito de imagem de identidade visual.
Aprofundar as capacidades de investigação recorrendo a processos próprios da disciplina;
Desenvolver métodos, processos e abordagens próprias no âmbito do projecto gráfico;
Explorar potencialidades do design generativo e participativo;
Traduzir e organizar conteúdos visualmente, organizar informação e pensar estruturas;
Integrar conhecimentos de diferentes áreas através da interdisciplinaridade dos projectos;
Explorar as relações entre abordagens controladas/livres, digital/analógico, (…);
Desenvolver autonomia e sentido crítico;
Conhecer e utilizar as tecnologias e ferramentas informáticas adequadas à realização de projectos de design de comunicação e multimédia;
Compreender adequação e as vantagens que a programação pode trazer ao projecto de design.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Princípios básicos de design;
- Metodologias do projeto de design;
- Diferentes abordagens ao design de comunicação;
- O sistema e o programa;
- Possibilidades do design generativo e de programação;
- Prática de projeto impresso e digital;
- Introdução à imagem de identidade visual;
- Introdução ao design participativo,
- Desenvolvimento de projetos de identidade visual;
- Síntese histórica;
- Estudo de casos.
Docente(s) responsável(eis)
Artur Luís Gonçalves de Azevedo Rebelo Alves
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 25.0%
Projecto: 75.0%
Bibliografia
- FELSING, Ulrike (2009). Dynamic Identities in cultural and public Contexts, Germany: Lars Múller Publishers;
- MOLLERUP, Per (1999). Marks of excellence: The History and Taxonomy of Trademarks. London: Phaidon.
- NEURATH, Otto (2011). The Language of the Global Polis
- RAND, Paul (1993). Design Form and Chaos. London: Yale University Press.
- REAS, Casey and FRY Ben (2007). Processing: A programming Handbook for Visual Designers and Artists. Cambridge: MIT Press.
- REAS, Casey; McWILLIAMS, Chandler and LUST (2010). Form+ Code in Design, Art, and Architecture. Princeton Architectural Press.
Referências online:
http://www.eyemagazine.com
http://www.designobserver.com/
http://formandcode.com/
http://abandonedart.org/
http://postspectacular.com/
http://www.typotheque.com