Design de Interação
1
2017-2018
02032954
Ciências Informáticas
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Formação equivalente a Licenciatura de acesso ao grau que está a frequentar.
Métodos de Ensino
A metodologia baseia-se em seminários que combinam apresentações teóricas de modelos, métodos e instrumentos com exercícios de aplicação prática e atividades de projeto em ambiente de estúdio. É pedida a realização autónoma de trabalhos práticos de síntese de leituras, análise crítica ou resposta a questões, e de um projecto em grupo onde o estudante exercita as técnicas, e as capacidades de comunicação e organização nelas implicadas. O projecto envolve 4 etapas, com sessões de apresentação e crítica, com feedback dos colegas e do docente.
Resultados de Aprendizagem
Através desta unidade curricular os estudantes ficarão a conhecer os conceitos fundamentais para compreender a interação entre humanos e sistemas computacionais. O estudante deverá:
- compreender o papel dos factores humanos na interação e interface;
- compreender e aplicar técnicas de prototipagem para investigação e ensaio de proposta de design;
- desenvolver a capacidade para conceber propostas de design de interação e interface para contextos de uso específicos tendo em vista a optimização da experiência de interação, com base em abordagens contextuais e participativas;
- desenvolver a capacidade de avaliação da usabilidade com domínio de técnicas variadas e sua adequação ao contexto de projeto;
- desenvolver a capacidade de construção de interfaces inovadoras e coerentes com o propósito;
- desenvolver a capacidade de combinar as técnicas de uma forma sistemática numa abordagem empírica ao design de interação;
- desenvolver a capacidade de aprendizagem autónoma no domínio de HCI
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Breve história da HCI. Modelos da performance humana, teoria cognitiva, teoria da atividade e da ação situada;
2. Modelação de utilizadores e tarefas; Personas; Modelação e análise de cenários;
3. Engenharia de contextos de interação pelo design de meios; Design Contextual;
4. A prototipagem e o seu papel no design de interação; Oficinas de design participativo. O conceito de trajetórias no design da experiência de uso;
5. Da usabilidade à experiência de uso: modelos e técnicas de avaliação; Técnicas de observação e análise: cognitive design walkthrough, avaliação heurística, avaliação formal de laboratório, avaliação de campo, entrevistas e questionários;
6. A estética da interação no design de interface;
7. Visualização e sonorização da informação; Elementos de design visual e sonoro; A adaptação do design aos dispositivos e contextos de uso; Interface em cenário de smartphone e tablet;
8. Arquitecturas e técnicas de interface: da interface linguística às GUI, TUI e NUI.
Docente(s) responsável(eis)
Licínio Gomes Roque
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 50.0%
Resolução de problemas: 50.0%
Bibliografia
D. Norman, The psychology of Everyday Things
Beyer & Holtzblat, Contextual Design
Y. Rogers, H. Sharp, and J. Preece. Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction
B. Buxton, Sketching the User Experience
Nilsen, Usability Engineering
Moggridge, Designing Interactions. The MIT Press
Selected Papers on Design and HCI Research Topics.