Do Colonial ao Pós-Colonial: Processos e Legados

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
03019327
Área Científica
Estudos Culturais
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Ter concluído com sucesso as unidades curriculares previstas para o 1º semestre do curso.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas com entrega de materiais de apoio em cada sessão; trabalho de pesquisa; análise e discussão de textos de reflexão teórica e de estudos de caso.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular centra-se na problematização historiográfica e na investigação empírica das continuidades e descontinuidades de processos históricos relacionados com os imperialismos e os colonialismos modernos, questionando criticamente os seus legados e as suas influências. O programa encontra-se organizado de modo temático, procurando oferecer uma abordagem multifacetada dos processos e legados históricos do imperialismo e do colonialismo, tendo o caso português como principal foco de interesse, sem deixar de convocar análises comparativas. O estudante deverá ser capaz de problematizar e questionar as múltiplas dimensões dos processos e legados coloniais e pós-coloniais, compreendendo a sua co-constituição enquanto fenómeno histórico.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Do colonial ao pós-colonial: processos e legados. Temas e problemas.

2. As políticas da educação

3. Os programas de desenvolvimento

4. O problema dos direitos humanos

5. Migrações e diásporas

6. As dinâmicas da religião

7. As geometrias da memória e da pós-memória

8. As “políticas da diferença”

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Outra: 25.0%
Trabalho de síntese: 25.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

BETHENCOURT, F.; CHAUDHURI, K. (orgs.) História da  Expansão Portuguesa (Lisboa: Círculo de Leitores, 5 volumes, 1998)

BUETTNER, Elizabeth, Europe after Empire: Decolonization, Society, and Culture (Cambridge: Cambridge University Press, 2016)COOPER, Frederick, Histórias de África. Capitalismo, modernidade e globalização (Lisboa: Edições 70, 2016)

JERÓNIMO, M. B. (org.) O Império Colonial em Questão: Poderes, saberes, instituições (Lisboa: Edições70, Colecção História&Sociedade, 2012)

JERÓNIMO, Miguel Bandeira e José Pedro Monteiro (eds.), Os Passados do Presente: Internacionalismo, imperialismo e a construção do mundo contemporâneo (Lisboa: Almedina, 2015)

RIBEIRO, António Sousa e Margarida Calafate Ribeiro, eds., Geometrias da memória: Configurações pós-coloniais (Porto: Afrontamento, 2016)

ROSSA, Walter e Margarida Calafate Ribeiro, coord., Patrimónios de Influência Portuguesa: modos de olhar (Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015)