Controlo Não Destrutivo

Ano
0
Ano lectivo
2014-2015
Código
02000970
Área Científica
Automação e Controlo
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Ferramentas matemáticas adquiridas nas disciplinas de Matemática, Mecânica e Ondas e Ondas e Propagação.

Métodos de Ensino

A disciplina funciona com dois tipos de aulas: aulas teóricas, do tipo magistral, e aulas práticas laboratoriais de desenvolvimento e realização de trabalhos experimentais relacionados com controlo não destrutivo por ultrassons.

Resultados de Aprendizagem

São estudados assuntos variados de aplicação prática muito importantes para o futuro engenheiro electrotécnico na área de automação e de aplicação na área da medicina. Permite o desenvolvimento de competências para o estabelecimento de sistemas autónomos de controlo não destrutivo. São abordados os aspectos fundamentais relacionados com o controlo não destrutivo em geral e a utilização de ultra sons em particular. São desenvolvidas as técnicas associadas aos transdutores mais correntes e a possibilidade de melhoria das suas características. São abordadas as técnicas de visualização por ultra sons – imagiologia ultrassonora – para os diferentes campos de aplicação: automação de processos, controlo, medicina, etc.

Estágio(s)

Não

Programa

Conceitos sobre controlo não destrutivo: Noções básicas sobre ultrassons. Conceito de piezoelectricidade. Materiais utilizados na geração dos ultrassons. Selecção de sondas ultrassonoras: Escolha de materiais e aspectos construtivos. Sondas de imersão e de contacto. Sondas inclinadas e focalizadas. Grandezas físicas associadas aos ultrassons: Introdução dos conceitos de deslocamento, deformação, pressão, velocidade de vibração e de deslocamento. Equação de onda. Conceito de impedância ultrassonora e Atenuação. Amortecimento e adaptação mecânicas. Caracterização de transdutores ultrassonoros: campo próximo e campo afastado. Condições de Sommerfield e de Green. Diagrama de radiação. Noção de abertura angular. Noção de “array”. Focalização do feixe acústico por via mecânica. Adaptação eléctrica, mecânica, e amortecimento. Técnicas de visualização por ultrassons: A-scan, B-scan e C-scan. Domínios de aplicação. Interferometria  e Espectroscopia ultrassonora.

Docente(s) responsável(eis)

Mário João Simões Ferreira dos Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 40.0%
Trabalhos de Práticas Laboratoriais: 60.0%

Bibliografia

Krautkramer, J.; Krautkramer, H. Ultrasonic Testing of Materials, 4th Edition (1990), Springer

Szabo, T.L. Diagnostic Ultrasound Imaging (2004), Elsevier.