Técnicas de Transmissão

Ano
0
Ano lectivo
2014-2015
Código
02000953
Área Científica
Telecomunicações
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Fundamentos de Sistemas de Comunicação,  Sistemas de Comunicação Digital, Teoria da Informação e Codificação.

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas apresenta-se detalhadamente os tópicos mencionados, recorrendo a meios audiovisuais, procurando envolver os alunos através da proposta de problemas teórico-práticos relacionados com os assuntos expostos.

Nas aulas laboratoriais analisam-se os aspectos práticos associados à transmissão digital de sinais em banda base, analisando-se em particular a constituição dos sinais a 2.048Mbit/s. No final do semestre far-se-á um trabalho que conta com a colaboração de especialistas da PT Inovação e com equipamentos SDH disponibilizados por esta empresa.

Resultados de Aprendizagem

Fornecer os conhecimentos que permitam aos futuros engenheiros utilizar/gerir as diferentes tecnologias de rede de transporte estudados no âmbito desta unidade curricular, que se encontram em funcionamento em redes de telecomunicações. O estudo de novas tecnologias emergentes para redes de transporte deverá ainda facilitar a integração em equipas de investigação e desenvolvimento nesta área, em particular nas existentes no nosso país.

Estágio(s)

Não

Programa

1 - Hierarquia digital plesiócrona

Revisões de sistemas de transmissão digitais em banda básica. Regeneração. Transmissão a dois e a quatro fios. Princípios e estrutura dos sistemas digitais plesiócronos. Sistemas de multiplexação primários. Sistemas de ordem superior.   

2 - Noções básicas de fiabilidade

3 - Hierarquia digital síncrona

Estrutura da trama e multiplexação síncrona. Procedimentos de multiplexação síncrona. Mapeamento de tributários. Ponteiros e processamento de ponteiros. Rede de transporte. Sobrevivência a falhas. Transmissão de dados sobre SDH.

4 - Novas tecnologias para redes de transporte

Docente(s) responsável(eis)

Lúcia Maria dos Reis Albuquerque Martins

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação consiste, para além da componente laboratorial com um peso até 30%, num exame final com peso no mínimo de 70% ou, em alternativa, em provas de frequência e/ou trabalho de síntese e exame final.: 100.0%

Bibliografia

Fontolliet, P. G.  (1986) - Telecommunication Systems. Artech House.

Lee, B., Kang, M. and Lee, J. (1996) - Broadband Telecommunications Technology. Artech House Inc.

Leon-Garcia, A. and Widjaja,I.(2004) - Communication Networks: Fundamental Concepts and KeyArchitectures. McGraw-Hill, 2ª edição.

Kasim, A. (2008) - Delivering Carrier Ethernet - Extending Ethernet Beyond the LAN, McGraw-Hill.

Martins, L. (2008) - Diapositivos das aulas teóricas de Técnicas de Transmissão, DEEC-FCTUC.