Sistemas de Energia em Ambientes de Mercado

Ano
0
Ano lectivo
2014-2015
Código
02000919
Área Científica
Energia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Sistemas de Energia Eléctrica I, Sistemas Eléctricos de Energia II; Gestão de Energia Eléctrica

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com exposição detalhada, recorrendo a meios audiovisuais, dos conceitos, princípios e teorias fundamentais. Aulas de seminário em que os alunos apresentam os trabalhos de síntese desenvolvidos e há lugar à discussão da temática abordada.

Resultados de Aprendizagem

Dotar os alunos com conceitos principais impactos da reestruturação dos sistemas de energia eléctrica.
No final da unidade curricular os alunos deverão ser capazes de, nomeadamente: ser capaz de identificar e caracterizar a evolução organizacional dos SEE; ser capaz de identificar os modelos de organização do sector eléctrico e estabelecer diferenças e semelhanças; saber identificar e caracterizar as diferentes formas de regulação e comercialização de energia e serviços de sistema e ter conhecimentos genéricos acerca do funcionamento dos mercados de energia eléctrica; saber identificar os objectivos da gestão do lado da procura e quais as principais formas de implementação e efeitos no planeamento energético; o caso português

 

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução à organização e gestão de sistemas eléctricos de energia: Perspectiva da evolução e tendências actuais.
Modelos possíveis de organização da indústria da electricidade, motivações para a liberalização, figura do comercializador de EE, novos instrumentos de intervenção das autoridades públicas.
Condicionamento da procura de energia eléctrica: A URE na perspectiva das empresas do sector eléctrico, conceito de recurso energético "do lado da procura" versus recurso "do lado da oferta", influência da URE no planeamento energético - planeamento integrado.
Funções a assegurar no âmbito de uma rede de transporte. Serviços de sistema.
A actividade de comercialização: Os papéis desempenhados pelas empresas distribuidoras antes e depois da liberalização do mercado "de retalho", serviços de valor acrescentado.
O caso do sector eléctrico em Portugal - principais aspectos organizativos.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

Lorrin Philipson, H. Lee Willis, Understanding Electric Utilities and Deregulation, Marcel Dekker, Inc