Qualidade de Serviço de Energia

Ano
0
Ano lectivo
2014-2015
Código
02000908
Área Científica
Energia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Sistemas de Energia Elétrica I

Métodos de Ensino

A unidade curricular funciona com aulas do tipo magistral com exposição teóricas das matérias que constam do programa. Sempre que seja conveniente para a clarificação dos conceitos serão apresentados na exposição estudos de caso.

Resultados de Aprendizagem

Compreender os diferentes aspetos da qualidade de serviço em sistemas de energia elétrica e os indicadores de desempenho. Conhecer e saber aplicar os normativos relativos à qualidade de serviço de energia. Entender as causas e consequências dos problemas de falha de qualidade de energia e apontar soluções. Ser capaz de analisar situações concretas em termos regulatórios e técnicos.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução à Qualidade de Energia. Continuidade de serviço: Indicadores de desempenho e índices de fiabilidade. Cavas de tensão e interrupções curtas da alimentação: Causas principais, efeitos e soluções reparadoras. Sobretensões com origem em manobras e com origem atmosférica. Harmónicas de tensão e corrente: Distorção harmónica, causas principais da ocorrência de harmónicos, definições de potência em sistemas não-lineares, soluções reparadoras para eliminação dos harmónicos. Variações de Tensão de Longa Duração. Flutuação e Tremulação da Tensão. Monitorização da Qualidade de Energia. Sobretensões e transitórios eletromagnéticos. Regulamentação e normalização da qualidade de energia: Regulamento de Qualidade de Serviço e outras normas.

Docente(s) responsável(eis)

Humberto Manuel Matos Jorge

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação de Frequência: Um teste final de frequência (até 50%); Dois mini-testes (até 20%); Trabalho de síntese bibliográfica sobre um tema com apresentação oral (até 50%). Avaliação em exame final (Normal ou Recurso): Exame escrito (até 50%).: 100.0%

Bibliografia

• Dugan R.C, M.F. McGranaghan, Surya Santoso, H.W. Beaty (2002) – Electrical Power System Quality, Second Edition MacGraw Hill.

• Regulamento de Qualidade de Serviço (RQS), ERSE 2006

• Jorge, Humberto (2012) – Diapositivos das aulas teóricas de Qualidade de Serviço de Energia, DECC-FCTUC.