Simulação e Animação Computacional

Ano
0
Ano lectivo
2014-2015
Código
02000893
Área Científica
Ciências da Computação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Programação de Computadores, Estruturas de Dados e Algoritmos e Computação Gráfica. Familiaridade com cálculo, álgebra linear e análise numérica.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com exposição detalhada, recorrendo a meios audiovisuais, dos conceitos, princípios e teorias fundamentais e com a resolução de exercícios práticos elementares que concretizem o interesse prático da matéria e exemplifiquem a sua aplicação a situações reais.

As aulas laboratoriais consistem na realização de trabalhos práticos que permitam ao aluno consolidar os conhecimentos teóricos adquiridos. São propostos três trabalhos para casa envolvendo programação em C/C++ e OpenGL relacionados com os tópicos cobertos na disciplina.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo desta unidade curricular é fornecer ao aluno conceitos gerais sobre métodos computacionais para a modelação de sistemas dinâmicos em ambientes físicos e/ou virtuais. Esta disciplina irá explorar várias técnicas utilizadas no complexo processo de criação de animações por computador, incluindo as estruturas de dados nelas utilizadas, algoritmos, métodos computacionais e técnicas de simulação, a análise da sua complexidade e implementação.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Princípios gerais sobre animação

2. Animação básica – Interpolação

3. Cinemática e cinemática inversa

4. Sistemas de partículas

5. Animação baseada em princípios físicos

6. Animação de objetos rígidos

7. Animação de objetos hierárquicos

8. Animação de objetos deformáveis

9. Modelação de fenómenos naturais

10. Deteção e tratamento de colisões

11. Animação de humanos

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação consiste em 50% de avaliação teórica escrita e 50% de avaliação prática repartida por avaliação contínua nas aulas de laboratório, trabalho de casa e um mini-projeto final.: 100.0%

Bibliografia

• Rick Parent: Computer Animation, Second Edition: Algorithms and Techniques, Second edition, Publisher: Morgan Kaufmann, ISBN: 9780125320009

• Dave Shreiner: OpenGL Programming Guide: The Official Guide to Learning OpenGL, Versions 3.0 and 3.1, Seventh edition, Publisher: Addison-Wesley Professional, ISBN: 9780321552624

• Paulo Peixoto (2009) – Diapositivos das aulas teóricas de Simulação e Animação Computacional, DEECFCTUC.

• Paulo Peixoto (2009) – Folhas Laboratoriais de Simulação e Animação Computacional, DEEC-FCTUC.