Seminário Temático na Área de Organização de Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores II
1
2019-2020
03019182
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
9.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não tem.
Métodos de Ensino
Exposição. Análise e discussão de temas/textos. Apresentação, análise e discussão de trabalhos elaborados pelos estudantes.
Resultados de Aprendizagem
-Aprofundar conhecimentos científicos em diversas temáticas relacionadas com a organização do ensino, a aprendizagem e a formação de professores,nomeadamente: modelos de ensino e de aprendizagem escolar;processos envolvidos nas aprendizagens escolares;percursos, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais; conceções e prát curricul;currículo e conhecimento.Os diferentes componentes do currículo; desenvolvimento curricular e avaliação;relação pedagógica e gestão de sala de aula;modelos de formação de professores;modalidades de avaliação de formação; avaliação de desempenho e desenvol profissional
-desenvolver a capacid de análise crítica em contextos formais de ed
-elaborar textos de revisão bibliog a partir dos conheciment desenvolvid e aprofundados
-comunicar e discutir os processos e os resultados do trabalho desenvolvido.
Estágio(s)
NãoPrograma
Modelos de ensino e aprendizagem
Processos envolvidos nas aprendizagens escolares
Percursos, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais
Conceções e práticas curriculares
Currículo e conhecimento. Os diferentes componentes do currículo
Desenvolvimento curricular e avaliação
Relação pedagógica e gestão de sala de aula
Modelos de formação de professores
Modalidades de avaliação de formação
Avaliação de desempenho e desenvolvimento profissional.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Helena Lopes Damião Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 30.0%
Trabalho de síntese: 70.0%
Bibliografia
-Anderson, L., & Krathwohl (Eds.). (2001). A taxonomy for learning, teaching, and assessing. New York: Longman.
- Babad, E. (2009). The social psychology of the classroom. New York: Routledge.
-Cochran-Smith, M. et al. (Eds). (2008). Handbook of research on teacher education: Enduring questions in Changing contexts. London: Routledge, Taylor & Francis and ATE.
-Casanova, M. A. (2007). Manual de evaluación educativa. Madrid: Editorial La Muralla.
-Formosinho, J. (2009). Formação de professores: Aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora.
-Kalyuga, S. (2015). Instructional guidance. Charlotte: Informartion Age Publishing.
-Mayer, R. (2008). Learning and instruction (2nd ed.). New Jersey: Pearson
-Tyler, R., & Hlebowitsh, P. (2013). Basic principles of curriculum and instruction. Chicago: University of Chicago Press.