Seminário Temático na Área de Organização de Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores II

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
03019182
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
9.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não tem.

Métodos de Ensino

Exposição. Análise e discussão de temas/textos. Apresentação, análise e discussão de trabalhos elaborados pelos estudantes.

Resultados de Aprendizagem

-Aprofundar conhecimentos científicos em diversas temáticas relacionadas com a organização do ensino, a aprendizagem e a formação de professores,nomeadamente: modelos de ensino e de aprendizagem escolar;processos envolvidos nas aprendizagens escolares;percursos, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais; conceções e prát curricul;currículo e conhecimento.Os diferentes componentes do currículo; desenvolvimento curricular e avaliação;relação pedagógica e gestão de sala de aula;modelos de formação de professores;modalidades de avaliação de formação; avaliação de desempenho e desenvol profissional

-desenvolver a capacid de análise crítica em contextos formais de ed

-elaborar textos de revisão bibliog a partir dos conheciment desenvolvid e aprofundados

-comunicar e discutir os processos e os resultados do trabalho desenvolvido.

Estágio(s)

Não

Programa

Modelos de ensino e aprendizagem  

Processos envolvidos nas aprendizagens escolares

Percursos, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais

Conceções e práticas curriculares

Currículo e conhecimento. Os diferentes componentes do currículo

Desenvolvimento curricular e avaliação

Relação pedagógica e gestão de sala de aula

Modelos de formação de professores

Modalidades de avaliação de formação

Avaliação de desempenho e desenvolvimento profissional.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Helena Lopes Damião Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 30.0%
Trabalho de síntese: 70.0%

Bibliografia

-Anderson, L., & Krathwohl (Eds.). (2001). A taxonomy for learning, teaching, and assessing. New York: Longman.

- Babad, E. (2009). The social psychology of the classroom. New York: Routledge.

-Cochran-Smith, M. et al. (Eds). (2008). Handbook of research on teacher education: Enduring questions in Changing contexts. London: Routledge, Taylor & Francis and ATE. 

-Casanova, M. A. (2007). Manual de evaluación educativa. Madrid: Editorial La Muralla.

-Formosinho, J. (2009). Formação de professores: Aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora.

-Kalyuga, S. (2015). Instructional guidance. Charlotte: Informartion Age Publishing.

-Mayer, R. (2008). Learning and instruction (2nd ed.). New Jersey: Pearson

-Tyler, R., & Hlebowitsh, P. (2013). Basic principles of curriculum and instruction. Chicago: University of Chicago Press.