Seminário Temático na Área de Organização de Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores I
1
2022-2023
03019171
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
9.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos equivalentes ao nível de mestrado nomeadamente nas áreas de educação/formação, bem como conhecimentos de metodologia de investigação.
Métodos de Ensino
Exposição. Análise e discussão de temas/textos. Apresentação, análise e discussão de trabalhos elaborados pelos estudantes.
Resultados de Aprendizagem
- Analisar criticamente a evolução do pensamento e das práticas educativas, bem como as interpretações e desafios que hoje se colocam aos sistemas educativos e à escola
- relacionar as políticas educativas, a organização dos sistemas e as práticas escolares com as características e as necessidades de mudança das sociedades
- avaliar programas, organizações e políticas educativas
- analisar potencialidades e desafios das novas tecnologias em comunidades de aprendizagem
- produzir discursos devidamente fundamentados sobre temáticas da área.
Estágio(s)
NãoPrograma
Sociedade e sistema educativo. O sentido da escola e da profissão docente.
Fins, objetivos e valores dos sistemas educativos. Educação, democracia e justiça social.
Políticas e regulação da educação. Novos espaços, atores e instrumentos.
Identidade e cultura de escola.
Organização da escola, liderança e comunidades.
Avaliação de projetos, organizações e políticas.
Inovação educacional, tecnologia e media.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Maria Magalhães Teixeira Seixas
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 30.0%
Trabalho de investigação: 70.0%
Bibliografia
Barroso , J & Afonso, N (2011) (Org.) Políticas Educativas. Mobilização de conhecimentos e modos de regulação. V. N. Gaia: F Manuel Leão.
Chitpin, S & Evers, C (ed) (2015) Decision making in educational leadership : principles, policies, and practices . London: Routledge
Draelants, H. & Dumay, X. (2011) L'identité des établissements scolaires. Paris: P.U.F
Dutercq, Y(2000) Politiques educatives et evaluations: querelles de territoires. Paris: P.U.F.
Olssen, M; Codd, J & O´Neill, A(2004) Education policy: Globalization, Citizenship & Democracy. London: Sage