Seminário Temático na Área de Organização de Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores I

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
03019171
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
9.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos equivalentes ao nível de mestrado nomeadamente nas áreas de educação/formação, bem como conhecimentos de metodologia de investigação.

Métodos de Ensino

Exposição. Análise e discussão de temas/textos. Apresentação, análise e discussão de trabalhos elaborados pelos estudantes.

Resultados de Aprendizagem

 - Analisar criticamente a evolução do pensamento e das práticas educativas, bem como as interpretações e desafios que hoje se colocam aos sistemas educativos e à escola

- relacionar as políticas educativas, a organização dos sistemas e as práticas escolares com as características e as necessidades de mudança das sociedades

- avaliar programas, organizações e políticas educativas

- analisar potencialidades e desafios das novas tecnologias em comunidades de aprendizagem

- produzir discursos devidamente fundamentados sobre temáticas da área.

Estágio(s)

Não

Programa

Sociedade e sistema educativo. O sentido da escola e da profissão docente.

Fins, objetivos e valores dos sistemas educativos. Educação, democracia e justiça social.

Políticas e regulação da educação. Novos espaços, atores e instrumentos.

Identidade e cultura de escola.

Organização da escola, liderança e comunidades.      

Avaliação  de projetos, organizações e políticas.

Inovação educacional, tecnologia e media.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Graça Amaro Bidarra

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 30.0%
Trabalho de investigação: 70.0%

Bibliografia

           

Barroso , J & Afonso, N (2011) (Org.) Políticas Educativas. Mobilização de conhecimentos e modos de regulação. V. N. Gaia: F Manuel Leão.

Chitpin, S & Evers, C (ed) (2015) Decision making in educational leadership : principles, policies, and practices . London: Routledge

Draelants, H. & Dumay, X. (2011) L'identité des établissements scolaires. Paris: P.U.F

Dutercq, Y(2000) Politiques educatives et evaluations: querelles de territoires. Paris: P.U.F.

Olssen, M; Codd, J & O´Neill, A(2004) Education policy: Globalization, Citizenship & Democracy. London: Sage