Seminário Temático na Área de Educação, Desenvolvimento Comunitário e Formação de Adultos II
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2022-2023
03019146
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
9.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Os necessários para acesso a este ciclo de estudos.
Métodos de Ensino
Exposição. Análise e discussão de temas/textos. Apresentação, análise e discussão de trabalhos elaborados pelos estudantes.
Resultados de Aprendizagem
Compreender a importância dos territórios como espaços ecoeducativos; Caraterizar os modelos de formação de adultos e de intervenção comunitária; Problematizar as relações entre formação e trabalho/emprego como dimensões estruturantes da inclusão e do bem-estar; Compreender as diferentes variáveis que influenciam as transições e os projetos pessoais ao longo da vida; Caraterizar a construção e desenvolvimento de diferentes comunidades de aprendizagem, particularmente as que ocorrem em ambientes virtuais.
Estágio(s)
NãoPrograma
Territórios, comunidades educadoras e desenvolvimento sustentável
Modelos de formação de adultos e intervenção comunitária
Trabalho, formação, identidades profissionais e bem-estar
Cidadania, (des)emprego, (des)igualdades e inclusão
Modalidades de formação e comunidades virtuais de aprendizagem.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Filomena Ribeiro Fonseca Gaspar
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 30.0%
Trabalho de síntese: 70.0%
Bibliografia
Illeris, K. (2013). Teorias Comtemporâneas da Aprendizagem. Porto Alegre: Penso.
Carré, P. & Caspar, P. (2011). Traité des Sciences e Techniques de la Formation. Paris: Dunod.
Cabezudo, A., Gadotti, M. & Padilha, P. R. (2004). Cidade Educadora. Princípios e Experiências. São Paulo: Cortez Editora.
Finger, M. & Asún, J. M. (2003). A Educação de Adultos numa Encruzilhada. Aprender a nossa saída. Porto: Porto Editora
Jarvis, P. (2008). Democracy, Lifelong Learning and the Learning Society. Active Citizenship in a Late Modern Age. New York: Routledge
UNESCO. (2015). Educação para todos 2000-2015. Progressos e desafios. Paris:UNESCO.