Seminário Temático na Área de Educação, Desenvolvimento Comunitário e Formação de Adultos II

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
03019146
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
9.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Os necessários para acesso a este ciclo de estudos.

Métodos de Ensino

Exposição. Análise e discussão de temas/textos. Apresentação, análise e discussão de trabalhos elaborados pelos estudantes.

Resultados de Aprendizagem

Compreender a importância dos territórios como espaços ecoeducativos; Caraterizar os modelos de formação de adultos e de intervenção comunitária; Problematizar as relações entre formação e trabalho/emprego como dimensões estruturantes da inclusão e do bem-estar; Compreender as diferentes variáveis que influenciam as transições e os projetos pessoais ao longo da vida; Caraterizar a construção e desenvolvimento de diferentes comunidades de aprendizagem, particularmente as que ocorrem em ambientes virtuais.

Estágio(s)

Não

Programa

Territórios, comunidades educadoras e desenvolvimento sustentável

Modelos de formação de adultos e intervenção comunitária

Trabalho, formação, identidades profissionais e bem-estar

Cidadania, (des)emprego, (des)igualdades e inclusão

Modalidades de formação e comunidades virtuais de aprendizagem.

Docente(s) responsável(eis)

Sónia Cristina Mairos Baptista Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 30.0%
Trabalho de síntese: 70.0%

Bibliografia

Illeris, K. (2013). Teorias Comtemporâneas da Aprendizagem. Porto Alegre: Penso.

Carré, P. & Caspar, P. (2011). Traité des Sciences e Techniques de la Formation. Paris: Dunod.

Cabezudo, A., Gadotti, M. & Padilha, P. R. (2004). Cidade Educadora. Princípios e Experiências. São Paulo: Cortez Editora.

Finger, M. & Asún, J. M. (2003). A Educação de Adultos numa Encruzilhada. Aprender a nossa saída. Porto: Porto Editora

Jarvis, P. (2008). Democracy, Lifelong Learning and the Learning Society. Active Citizenship in a Late Modern Age. New York: Routledge

UNESCO. (2015). Educação para todos 2000-2015. Progressos e desafios. Paris:UNESCO.