Seminário Temático na Área de Educação, Desenvolvimento Comunitário e Formação de Adultos I
1
2019-2020
03019070
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
9.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Os necessários para acesso a este ciclo de estudos.
Métodos de Ensino
Exposição. Análise e discussão de temas/textos. Apresentação, análise e discussão de trabalhos elaborados pelos estudantes.
Resultados de Aprendizagem
Analisar criticamente as perspetivas históricas, teóricas e conceptuais relacionadas com a Educação não formal e a Educação e Formação ao Longo da Vida; Compreender a importância da família e das comunidades de vizinhança e geracionais para a promoção da participação e da qualidade de vida; Identificar os grandes desafios das sociedades atuais para a construção de formas de vida mais humanizada; Identificar os espaços de vida como espaços educativos; Interpretar os obstáculos que se colocam à interpretação da informação, nos seus diferentes suportes, e ao controlo racional que as pessoas devem exercer sobre a sua própria vida.
Estágio(s)
NãoPrograma
Fundamentos teóricos da educação não formal
Políticas e práticas de educação e formação ao longo da vida
Família e Comunidades (inter)geracionais
Paz, diálogo cultural e novas epistemologias de desenvolvimento comunitário
Espaços culturais e comunitários como espaços educativos
Literacias mediáticas e digitais
Docente(s) responsável(eis)
Carlos Francisco de Sousa Reis
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 30.0%
Trabalho de síntese: 70.0%
Bibliografia
Cameron, C., Moss, P. (Eds.) (2011). Social pedagogy and working with children and young people: Where care and education meet. London: Jessica Kingsley Publishers.
Faure, E. (1972). Aprender a Ser. Lisboa: Bertrand.
Forquin, J-C. (2002). Les Composantes Doctrinales de l'Ídée d'Éducation Permanente. Paris: L'Harmattan.
Osorio, A. R. (2003). Educación Permanente y Educación de Adultos. Barcelona: Ariel
Poizat, D. (2003). Education nonformelle. Paris: L'Harmatan
Rogers, A. (2005). Non-formal education. Flexible schooling or participatory education. Hong Kong: KluwerAcademy Publishers.
Serrano, G.P. (2010). Pedagogía social - educación social: Construcción científica e intervención práctica. Madrid: Narcea Ediciones.
Trilla, J. (1998). Animación Sociocultural. Teorias, programas y ámbitos. Barcelona: Ariel.