Seminário Temático na Área de Educação, Desenvolvimento Comunitário e Formação de Adultos I

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
03019070
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
9.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Os necessários para acesso a este ciclo de estudos.

Métodos de Ensino

Exposição. Análise e discussão de temas/textos. Apresentação, análise e discussão de trabalhos elaborados pelos estudantes.

Resultados de Aprendizagem

Analisar criticamente as perspetivas históricas, teóricas e conceptuais relacionadas com a Educação não formal e a Educação e Formação ao Longo da Vida; Compreender a importância da família e das comunidades de vizinhança e geracionais para a promoção da participação e da qualidade de vida; Identificar os grandes desafios das sociedades atuais para a construção de formas de vida mais humanizada; Identificar os espaços de vida como espaços educativos; Interpretar os obstáculos que se colocam à interpretação da informação, nos seus diferentes suportes, e ao controlo racional que as pessoas devem exercer sobre a sua própria vida.

Estágio(s)

Não

Programa

Fundamentos teóricos da educação não formal

Políticas e práticas de educação e formação ao longo da vida

Família e Comunidades (inter)geracionais

Paz, diálogo cultural e novas epistemologias de desenvolvimento comunitário

Espaços culturais e comunitários como espaços educativos

Literacias mediáticas e digitais

Docente(s) responsável(eis)

Carlos Francisco de Sousa Reis

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 30.0%
Trabalho de síntese: 70.0%

Bibliografia

Cameron, C., Moss, P. (Eds.) (2011). Social pedagogy and working with children and young people: Where care and education meet. London: Jessica Kingsley Publishers.

Faure, E. (1972). Aprender a Ser. Lisboa: Bertrand.

Forquin, J-C. (2002). Les Composantes Doctrinales de l'Ídée d'Éducation Permanente. Paris: L'Harmattan.

Osorio, A. R. (2003). Educación Permanente y Educación de Adultos. Barcelona: Ariel

Poizat, D. (2003). Education nonformelle. Paris: L'Harmatan

Rogers, A. (2005). Non-formal education. Flexible schooling or participatory education. Hong Kong: KluwerAcademy Publishers.

Serrano, G.P. (2010). Pedagogía social - educación social: Construcción científica e intervención práctica. Madrid: Narcea Ediciones.

Trilla, J. (1998). Animación Sociocultural. Teorias, programas y ámbitos. Barcelona: Ariel.