Seminário Temático de Metodologia da Investigação e Estatística II

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
03019025
Área Científica
Metodologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos (teóricos e metodológicos) intermédios de investigação quantitativa e qualitativa.

Métodos de Ensino

A metodologia adotada permite ao aluno/a a escolha do percurso que mais favoreça a sua investigação doutoral. Os momentos expositivos com discussões e simulações motivarão a participação ativa dos estudantes, mediante a análise crítica de documentos e a realização de estudos práticos de aplicação de conhecimentos, através do uso de software (e.g. IBM SPSS, R, MaxQDA). Esta unidade curricular proporcionará ainda a leitura e análise crítica, por parte dos doutorandos, de artigos científicos derivados de estudos empíricos em áreas diversas das Ciências da Educação.

Resultados de Aprendizagem

- Aprofundar o processo formativo a nível da análise de dados quantitativos, qualitativos e mistos relativos à implementação de estudos científicos ligados aos fenómenos educativos

- Revelar conhecimento e competências aprofundadas, a nível metodológico, incluindo a análise de dados quantitativos e qualitativos

- Ser capaz de conceber, planear e desenvolver de forma autónoma um estudo empírico de natureza qualitativa, quantitativa e/ou mista

- Conhecer as metodologias estatísticas avançadas na resposta a questões de investigação em educação

- Verificar os pressupostos de validação de um modelo estatístico

- Interpretar os resultados produzidos pela modelação estatística multivariada apropriada na presença de diversos tipos de variáveis dependentes (contínuas ou categóricas) ou dados agrupados

- Responder a questões de investigação em Ciências de Educação e ler criticamente publicações nesta área.

Estágio(s)

Não

Programa

Os planos mistos de investigação nas pesquisas em educação: natureza, possibilidades de aplicação e limitações
Análise avançada de dados qualitativos: análise de conteúdo de diferentes tipo de dados (semânticos, visuais, etc.), com recurso ao software MaxQDA
Compreensão da noção de saturação no âmbito do design de investigação qualitativa
Análise de covariância (ANCOVA e MANCOVA). Condicões de aplicação dos modelos
Modelos de regressão não-lineares no tratamento de variáveis dependentes categóricas: regressão logística e multinomial
Modelos de regressão multinível, permitindo a modelação de fenómenos em ciências da educação, como por exemplo no tratamento de dados agrupados
Análise fatorial exploratória e confirmatória: o uso da análise de percursos/trajetórias na descrição multivariada das relações entre indicadores, construtos e medidas de erro. Interpretação e ajustamento do modelo
Cálculo do poder estatístico adequado aos designs de investigação quantitativa.

Docente(s) responsável(eis)

Bruno Cecílio de Sousa

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 20.0%
Resolução de problemas: 20.0%
Elaboração de um trabalho individual,de natureza quantitativa, qualitativa ou mista: 60.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Amado, J. (Org.). (2014). Manual de investigação qualitativa em educação (2ª ed.). Coimbra: Imprensa da UC

Brown, T. (2006). Confirmatory factor analysis for applied research. NY: The Guilford Press.

Carreira, A., de Sousa, B., & Pinto, G. (2002). Cálculo da probabilidade. Lisboa: Instituto Piaget.

Long, J. S. (1997). Regression models for categorical and limited dependent variables. Thousand Oaks: Sage Publications.

Osborne, J. (2008). Best practices in quantitative methods. Thousand Oaks, CA: Sage Publications.

Paulino, C. D., & Singer, J. M. (2006). Análise de dados categorizados. São Paulo: Edgard Blucher.

Silver, Ch. & Lewis, A. (2014). Using software in qualitative research. A step-by-step guide. London: Sage Publ.

Silverman, D. (2013). Doing qualitative research. London: Sage Publications.

Snijders, T. A. B. & Bosker, R. J. (2012). Multilevel analysis: An introduction to basic and advanced multilevel modeling (2nd ed.). London: SAGE.