Seminário Temático de Metodologia da Investigação e Estatística I
1
2019-2020
03019019
Metodologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
São importantes os conhecimentos de unidades curriculares ligadas à Metodologia da Investigação Científica e à Estatística, de cursos anteriores de graduação e de pós-graduação realizados pelos doutorandos.
Métodos de Ensino
A metodologia adotada combina momentos expositivos com a participação ativa dos estudantes, mediante análise de documentos, dados e debates. Serão ainda valorizadas as discussões com base em exemplos de estudos já publicados e a realização de trabalhos com o apoio de software estatístico e de análise de dados qualitativos em grande e em pequeno grupo, tendo em vista fomentar o espírito crítico e a consolidação e integração de conhecimentos na construção do conhecimento científico.
Resultados de Aprendizagem
Promover a reflexão avançada sobre a aplicabilidade da metodologia quantitativa e qualitativa de investigação na construção do conhecimento científico na área das Ciências da Educação
- Aprofundar o conhecimento das características principais das abordagens quantitativa e qualitativa, nomeadamente relativamente aos desenhos de planos de investigação e aplicação das técnicas relevantes
- Estimular a análise das vantagens das estratégias quantitativas e qualitativas de investigação e das suas principais limitações, no âmbito do estudo de problemas educativos concretos
- Ser capaz de conceber, planear e desenvolver de forma autónoma um estudo empírico de natureza qualitativa e quantitativa
- Decidir as metodologias de análises de dados adequadas para a resposta a questões de investigação em educação, com o recurso a software (e.g., IBM SPSS, R, MaxQDA)
- Interpretar os resultados produzidos pela modelação estatística
- Promover competências de escrita científica.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Noções aprofundadas sobre as características da investigação científica quantitativa em educação.
- Formulação de problemas e de hipóteses científicas em planos quantitativos de investigação e análise da sua credibilidade (fidelidade e validade).
- Questões aprofundadas de metodologia qualitativa de investigação: o paradigma socio-crítico; diferentes tipos de pesquisas (estudos de caso, etnografia, grounded theory); a complexidade da triangulação de técnicas qualitativas de recolha de dados e questões de credibilidade.
- Compreensão dos aspectos éticos e políticos a ter em conta em qualquer pesquisa científica com seres humanos.
- Métodos de amostragem utilizados na recolha de dados em educação.
- Revisão e aprofundamento das metodologias estatísticas lecionadas no contexto da educação.
- Regressão linear múltipla: variáveis independentes quantitativas e categóricas, análise de resíduos e multicolinearidade.
- Regras gerais para a redação dum artigo nacional e internacional.
Docente(s) responsável(eis)
José Manuel Tomás Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Outra: 20.0%
Trabalho de síntese: 80.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Amado, J. (Org.). (2014). Manual de investigação qualitativa em educação (2ª ed.). Coimbra: Imprensa da UC.
Bogdan, R. & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora.
Carreira, A., de Sousa, B., & Pinto, G. (2002). Cálculo da probabilidade. Lisboa: Instituto Piaget.
Cohen, L.,Manion, L.,& Morrison,K. (2011).Research methods in education (7th Ed.).London: Routledge.
Field,A.(2005).Discovering statistics using SPSS (2nd ed).London:SAGE
Fraenkel, J. R &Wallen, N. E. (2003). How to design and evaluate research in education (5th ed.). Boston: McGraw-Hill.
Hair, J., Black, W., Babin, B., Anderson, R. & Tatham, R. (2006). Multivariate data analysis (6th Ed.). New Jersey: Pearson Prentice Hall.
Sharon, L. L. (2009). Sampling: Design and analysis (2nd ed.). PG: Duxbury Press.
Vieira, C. C. (1999). A credibilidade da investigação científica de natureza qualitativa: Questões relativas à sua fidelidade e validade. Revista Portuguesa de Pedagogia, XXXIII, 2, 89-116.