Qualidade na Saúde

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02032845
Área Científica
Ciências da Saúde
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino compreende a apresentação teórica dos conceitos e o contributo interativo dos alunos na avaliação e análise de situações reais e na elaboração de situações simuladas como aplicação dos conhecimentos adquiridos.

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer a terminologia e conceitos no âmbito da qualidade de serviços;

2. Conhecer as metodologias de análise;

3. Utilizar a qualidade como fator competitivo entre os serviços;

4. Adquirir capacidade crítica na apreciação da qualidade na saúde, interligando os conceitos de desempenho e estratégia;

5. Apreensão e deteção de problemas e

6. Obtenção da capacidade de resolução de problemas.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Apresentação dos conceitos e princípios de qualidade em saúde;

2. Apresentação da metodologia de análise e avaliação da qualidade;

3. Apresentação dos indicadores e sua interpretação, transversal e longitudinal, no alcance dos objetivos estratégicos e de desempenho individual e das organizações;

4. Criação de situações, reais e simuladas, que exemplificam a metodologia apresentada com vista a recuperação e certificação da qualidade, para uma gestão de excelência;

5. A qualidade como exigência nos distintos processos que compõem a prestação efetuada, de um fase conceptual ao serviço final.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Teresa Carvalho Martins Corte-Real Gonçalves

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação pressupõe a elaboração de um trabalho individual ou de grupo (0 a 20 valores) na perspetiva da avaliação da assimilação e da aplicação dos conhecimentos desta unidade curricular: 100.0%

Bibliografia

1.APDH, Gestão da qualidade e inovação em saúde. Lisboa, Outubro 2008.

2.OCDE.OECD Reviews of Health Care Quality: Portugal 2015. Raisings Standars.

3.OECD, Health Care Quality Indicators Project. Conceptual Framework Paper,

4. Suporte pedagógico fornecido pelo docente.Pedagogical support provided by the lecture.