Marketing em Saúde

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02032839
Área Científica
Ciências Econónica e Empresariais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A disciplina implicará a exposição de conceitos, a discussão de vídeos e a resolução de case studies.

Resultados de Aprendizagem

Desenvolver capacidades para diagnosticar situações e tomar decisões conducentes à satisfação dos utentes em serviços de saúde.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução ao marketing

1.1. Do conceito de marketing à orientação para o mercado

1.2. Análise do mercado, segmentação, posicionamento e marketing mix

2. Marketing de serviços

2.1. Os serviços e as suas especificidades

2.2. O modelo dos hiatos da qualidade em serviços

2.3. Hiato I: conhecer as expetativas dos consumidores/utentes

2.4. Hiato 2: desenvolver um serviço

2.5. Hiato 3: a entrega do serviço planeado

3. Marketing nos serviços de saúde: Aplicação.

Docente(s) responsável(eis)

Cristela Maia Bairrada

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação é feita com base na resolução de case studies: 100.0%

Bibliografia

- Kotler, Philip; Keller, Kevin Lane  (2015). Marketing Management, 15th ed./Global ed., Boston: Pearson.

Wilson, Alan, Zeithaml, Valarie A.; Bitner, Mary Jo; Gremler, Dwayne D. (2012), Services marketing: Integrating customer focus across the firm, 2nd ed., McGraw-Hill.