Marketing em Saúde

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02032839
Área Científica
Ciências Econónica e Empresariais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A disciplina implicará a exposição de conceitos, a discussão de vídeos e a resolução de case studies.

Resultados de Aprendizagem

Desenvolver capacidades para diagnosticar situações e tomar decisões conducentes à satisfação dos utentes em serviços de saúde.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução ao marketing

   1.1. Do conceito de marketing à orientação para o mercado

   1.2. Análise do mercado, segmentação, posicionamento e marketing mix

 2. Marketing de serviços

   2.1. Os serviços e as suas especificidades

   2.2. O modelo dos hiatos da qualidade em serviços

   2.3. Hiato I: conhecer as expetativas dos consumidores/utentes

   2.4. Hiato 2: desenvolver um serviço

   2.5. Hiato 3: a entrega do serviço planeado

 3. Marketing nos serviços de saúde: Aplicação

Docente(s) responsável(eis)

Cristela Maia Bairrada

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação é feita com base na resolução de case studies: 100.0%

Bibliografia

- Kotler, Philip; Keller, Kevin Lane  (2015). Marketing Management, 15th ed./Global ed., Boston: Pearson.

Wilson, Alan, Zeithaml, Valarie A.; Bitner, Mary Jo; Gremler, Dwayne D. (2012), Services marketing: Integrating customer focus across the firm, 2nd ed., McGraw-Hill.