Comportamento Organizacional
1
2019-2020
02032751
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
2.0
Opcional
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
É necessária uma classificação global de 50% para passar este módulo a qual pode ser feita por um exame ou trabalho.
Exame: Prova escrita de duas horas de duração para responder obrigatoriamente a duas
perguntas de uma escolha de seis. A data do exame será confirmada pela coordenação quando publicar o seu calendário.
Trabalho Um ensaio/mini projeto (máximo de 3.000 palavras) a ser apresentado numa
plataforma eletrónica (NONIO) da Universidade de Coimbra com o tema a ser acordado pelo coordenador do curso.
Resultados de Aprendizagem
- Desenvolver a capacidade de análise crítica e compreensão da gestão do comportamento em organizações de saúde
- Identificar um conjunto de assuntos pertinentes relativos à gestão de pessoas no contexto das organizações de saúde
- Relacionar a análise geral da gestão e do comportamento organizacional à especificidade do contexto da saúde
Estágio(s)
NãoPrograma
O Contexto Organizacional da Gestão de Comportamento Estratégia, estrutura e hierarquia. Perspectivas contingenciais e de sistemas. Implicações para organizações matriciais complexos. Semelhanças e diferenças entre os sectores público, privado, social. A Natureza do Trabalho do Diretor/Gestor Responsabilização e função e a teoria do papel. Questões de controle, poder e burocracia. O Desafio do Trabalhador Orientações e motivações dos trabalhadores. Resistência e conflito. Organização dos trabalhadores e as relações laborais. Construção de confiança e gestão do contrato psicológico. O Desafio do Desempenho.
Sistema de Incentivos e Recompensa. Relações Humanas, grupos e comunicação. Projeto de postos de trabalho e equipas. Liderança. Cultura organizacional. Sistemas de gestão de recursos humanos. Qualidade e serviço. Envolvimento e parceria.
O Desafio da Mudança Diagnóstico de mudança. Estratégias de mudança e o papel do planeamento. Avaliação da mudança e desempenho organizacional.
Docente(s) responsável(eis)
Teresa Carla Trigo de Oliveira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 100.0%
Bibliografia
- Arnold, J. and Randall, R. (2010). “Careers and Career Management”, Work Psychology – Understanding Human Behaviour in the Work Place, 5th Edition, pp. 590-646. Harlow: Pearson Education.
- Currie, G. and Proctor, S. (2005). “The Antecedents of Middle Managers’ Strategic Contribution: The Case of a Professional Bureaucracy”, Journal of Management Studies, 42:7, pp. 1325-1356.
- Guest, D., Paauwe, J, Wright, P. (2014). HRM and Performance: Achievements and Challenges. London; Wiley.
- Gratton, L (2000). Living Strategy: Putting People at the Heart of Corporate Purpose. London: Financial Times, Prentice Hall
- Wright, P.M., Boudreau, J.W., Pace, D., Sartain, L., McKinnon, Antoine, R. (2011) The Chief HR Officer: Defining the New Role of Human Resource Leaders. 1st Edition, Jossey-Bass.