Comportamento Organizacional

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02032751
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Opcional
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

É necessária uma classificação global de 50% para passar este módulo a qual pode ser feita por um exame ou trabalho.
Exame: Prova escrita de duas horas de duração para responder obrigatoriamente a duas
perguntas de uma escolha de seis. A data do exame será confirmada pela coordenação quando publicar o seu calendário.
Trabalho Um ensaio/mini projeto (máximo de 3.000 palavras) a ser apresentado numa
plataforma eletrónica (NONIO) da Universidade de Coimbra com o tema a ser acordado pelo coordenador do curso.

Resultados de Aprendizagem

- Desenvolver a capacidade de análise crítica e compreensão da gestão do comportamento em organizações de saúde

- Identificar um conjunto de assuntos pertinentes relativos à gestão de pessoas no contexto das organizações de saúde

- Relacionar a análise geral da gestão e do comportamento organizacional à especificidade do contexto da saúde

Estágio(s)

Não

Programa

 O Contexto Organizacional da Gestão de Comportamento Estratégia, estrutura e hierarquia. Perspectivas contingenciais e de sistemas. Implicações para organizações matriciais complexos. Semelhanças e diferenças entre os sectores público, privado, social. A Natureza do Trabalho do Diretor/Gestor Responsabilização e função e a teoria do papel. Questões de controle, poder e burocracia. O Desafio do Trabalhador Orientações e motivações dos trabalhadores. Resistência e conflito. Organização dos trabalhadores e as relações laborais. Construção de confiança e gestão do contrato psicológico. O Desafio do Desempenho.

Sistema de Incentivos e Recompensa. Relações Humanas, grupos e comunicação. Projeto de postos de trabalho e equipas. Liderança. Cultura organizacional. Sistemas de gestão de recursos humanos. Qualidade e serviço. Envolvimento e parceria.

O Desafio da Mudança Diagnóstico de mudança. Estratégias de mudança e o papel do planeamento. Avaliação da mudança e desempenho organizacional.

Docente(s) responsável(eis)

Teresa Carla Trigo de Oliveira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

  • Arnold, J. and Randall, R. (2010). “Careers and Career Management”, Work Psychology – Understanding Human Behaviour in the Work Place, 5th Edition, pp. 590-646. Harlow: Pearson Education.
  • Currie, G. and Proctor, S. (2005). “The Antecedents of Middle Managers’ Strategic Contribution: The Case of a Professional Bureaucracy”, Journal of Management Studies, 42:7, pp. 1325-1356.
  • Guest, D., Paauwe, J, Wright, P. (2014). HRM and Performance: Achievements and Challenges. London; Wiley.
  • Gratton, L (2000). Living Strategy: Putting People at the Heart of Corporate Purpose. London: Financial Times, Prentice Hall
  • Wright, P.M., Boudreau, J.W., Pace, D., Sartain, L., McKinnon, Antoine, R. (2011) The Chief HR Officer: Defining the New Role of Human Resource Leaders. 1st Edition, Jossey-Bass.