Comunicação e Multimédia

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02032749
Área Científica
Comunicação e Multimédia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Opcional
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Esta unidade compreende dois períodos distintos. Numa fase inicial, procede-se a uma revisão teórica da temática em análise. Segue-se um período de discussão e interação entre docentes e alunos, com a apresentação de casos simulados e reais.

Resultados de Aprendizagem

  1. Aplicar as ferramentas da comunicação na gestão;
  2. Saber transmitir a informação dentro e fora das organizações;
  3. Enfrentar de forma resolutiva situações entre os pares;

Estágio(s)

Não

Programa

  1. O valor e importância da comunicação na saúde

1.1     Literacia mediática

1.2     Comunicação de crise

2. O papel dos media na comunicação de ciência

                2.1 A centralidade da linguagem

                2.2 Os critérios noticiosos

2.3 O papel das plataformas digitais na comunicação de ciência

3. Técnicas de comunicação oral e escrita:

                3.1 O comunicado de imprensa

                3.2 A notícia

                3.3 A entrevista

3.4 Media training

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação será realizada por: teste escrito presencial (70% do valor final), a realizar na última aula do semestre, este teste será de consulta e por uma apresentação oral (30% do valor final): 100.0%

Bibliografia

1. BAUER, M.; BUCCHI, M. (ED) (2007). Journalism, Science and Society. New York; London: Routledge.

2.EAMAN, R. (2009). Historical Dictionnary of Journalism. Maryland: The Carycrow Press.

3.EDDIE, W. (2009). 21st Century Communication. A Reference Handbook. London: Sage Publications.

4.GRANADO, A.; MALHEIROS, J. V (2001). Como falar com jornalistas sem ficar à beira de um ataque de nervos. Lisboa: Gradiva.

5.JENKINS, H., PURUSHOTMA, R. WEIGEL, M., CLINTON, K., & ROBINSON, A.J. (2009). Confronting the challenges of participatory culture: Media education for the 21st century. Cambridge and London: The MIT Press.

6.LOPES, F.; RUÃO, T. (Orgs.) (2012). Mediatização jornalística no campo da saúde. Comunicação e Sociedade. Braga: CECS

7.RUSSELL, N. (2010). Communicating Science: Professional, Popular, Literary. Cambridge: Cambridge University Press.