Comunicação e Multimédia
1
2019-2020
02032749
Comunicação e Multimédia
Português
Presencial
Semestral
2.0
Opcional
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Esta unidade compreende dois períodos distintos. Numa fase inicial, procede-se a uma revisão teórica da temática em análise. Segue-se um período de discussão e interação entre docentes e alunos, com a apresentação de casos simulados e reais.
Resultados de Aprendizagem
- Aplicar as ferramentas da comunicação na gestão;
- Saber transmitir a informação dentro e fora das organizações;
- Enfrentar de forma resolutiva situações entre os pares;
Estágio(s)
NãoPrograma
- O valor e importância da comunicação na saúde
1.1 Literacia mediática
1.2 Comunicação de crise
2. O papel dos media na comunicação de ciência
2.1 A centralidade da linguagem
2.2 Os critérios noticiosos
2.3 O papel das plataformas digitais na comunicação de ciência
3. Técnicas de comunicação oral e escrita:
3.1 O comunicado de imprensa
3.2 A notícia
3.3 A entrevista
3.4 Media training
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação será realizada por: teste escrito presencial (70% do valor final), a realizar na última aula do semestre, este teste será de consulta e por uma apresentação oral (30% do valor final): 100.0%
Bibliografia
1. BAUER, M.; BUCCHI, M. (ED) (2007). Journalism, Science and Society. New York; London: Routledge.
2.EAMAN, R. (2009). Historical Dictionnary of Journalism. Maryland: The Carycrow Press.
3.EDDIE, W. (2009). 21st Century Communication. A Reference Handbook. London: Sage Publications.
4.GRANADO, A.; MALHEIROS, J. V (2001). Como falar com jornalistas sem ficar à beira de um ataque de nervos. Lisboa: Gradiva.
5.JENKINS, H., PURUSHOTMA, R. WEIGEL, M., CLINTON, K., & ROBINSON, A.J. (2009). Confronting the challenges of participatory culture: Media education for the 21st century. Cambridge and London: The MIT Press.
6.LOPES, F.; RUÃO, T. (Orgs.) (2012). Mediatização jornalística no campo da saúde. Comunicação e Sociedade. Braga: CECS
7.RUSSELL, N. (2010). Communicating Science: Professional, Popular, Literary. Cambridge: Cambridge University Press.