Sistemas de Teletráfego

Ano
0
Ano lectivo
2014-2015
Código
02000794
Área Científica
Telecomunicações
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Análises I, II e III, Probabilidades e Estatística, Redes e Sistemas de Comunicação.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com exposição detalhada, recorrendo a meios audiovisuais, dos conceitos, princípios e modelos matemáticos relevantes e resolução de alguns exercícios que exemplifiquem a aplicação das matérias leccionadas a problemas básicos de engenharia do teletráfego. Perguntas aos alunos serão utilizadas pontualmente para melhor os envolver na aprendizagem e detetar dificuldades de base. Aulas práticas de tipo computacional envolvendo o desenvolvimento de uma biblioteca de rotinas numéricas para resolução de alguns dos modelos básicos de sistemas de teletráfego.

Resultados de Aprendizagem

O objectivo central é a aprendizagem de forma unificada e sistematizada de conceitos, resultados fundamentais e modelos matemáticos básicos da teoria dos sistemas de teletráfego (Teoria do Teletráfego), com ênfase nas aplicações em engenharia do teletráfego, tendo vista criar competências  em termos de análise da qualidade de serviço (QoS) e  dimensionamento dos sistemas e redes de telecomunicações, encarados como sistemas estocásticos de serviço, com ou sem espera, capazes de processar tráfego de natureza estocástica, de acordo com certas regras técnico-funcionais dependentes da tecnologia básica de transferência de informação.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução-Objectivos e Conceitos Básicos de teoria e engenharia do teletráfego. Tópicos de Teoria dos Processos Estocásticos; Processo de Poisson e sua propriedades; teoremas de Palm e Raikov (enunciado e aplicações); distribuições de tempos de serviço; notação de Kendall. Teoria dos Processos de Nascimento e Morte; definição; equações de Kolmogorov; teorema sobre o equilíbrio estatístico. Modelos Básicos de Sistemas de Teletráfego com perda e com fila de espera incluindo os sistemas de Erlang-B, Poisson, de Engset, Binomial Negativo, Binomial Negativo Truncado, de Erlang-C, de Engset com espera e de Cromelin-Pollaczek; aplicações em engenharia do teletráfego. Teorema de Little e suas aplicações; Lei da eficiência dos grandes feixes. Sistemas em Cadeia; teoria clássica. Modelos básicos de comutadores digitais; cálculo da probabilidade de bloqueio; sistemas sem bloqueio; Redes de Clos.

Docente(s) responsável(eis)

Teresa Martinez dos Santos Gomes

Métodos de Avaliação

Contínua
Avaliação dos trabalhos práticos obrigatórios: 25.0%
Teste final: 35.0%
Mini Testes: 40.0%

Bibliografia

Main Bibliography:

-R. B. Cooper, "Introduction to Queueing Theory", North Holland, 80.

-H. Akimaru and K. Kawashima, “Teletraffic Theory and Applications”, Springer Verlag, 93, 99.

-ITU-T, Handbook of Teletraffic Engineering, 1999, 2005.

Recommended/Complementary:

-G. Grimmett and D. Stirzaker, Probablity and Random Processes, Oxford Science Publ., 97.

-J. Boucher, Voice Teletraffic Systems Engineering, Artech House, 88.

-L. Kleinrock, Queueing Systems, Vol I, John Wiley.

-Point Processes, D. Cox and V. Isham, Chapman and Hall, 1980.