Sistemas de Comunicação Digital

Ano
0
Ano lectivo
2014-2015
Código
02000783
Área Científica
Telecomunicações
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Análises I, II e III, Probabilidades e Estatística, Sinais e Sistemas, Circuitos Eléctricos, Fundamentos de Sistemas de Comunicação.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com exposição detalhada, recorrendo a meios audiovisuais, dos conceitos, princípios e modelos matemáticos relevantes e com resolução de alguns exercícios que concretizem e exemplifiquem a aplicação das matérias lecionadas a arquiteturas básicas de sistemas. Perguntas aos alunos serão utilizadas pontualmente para melhor os envolver na aprendizagem e detetar dificuldades de base. Aulas laboratoriais com observação de sinais e medições de parâmetros fundamentais de sistemas de modulação digital (em kits eletrónicos) e com mathlab.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo central é a aprendizagem de forma unificada dos conceitos, princípios fundamentais, modelos matemáticos de suporte e arquiteturas básicas dos sistemas de comunicação digital sejam para sinais analógicos (envolvendo técnicas de modulação digital de sinais analógicos) sejam para sinais digitais (envolvendo técnicas de modulação analógica discreta/transmissão digital CW passa-banda) tendo em vista criar competências relativas à análise, estratégias de dimensionamento e medição de características essenciais desses sistemas.

Estágio(s)

Não

Programa

Modulação Pulsada; modulação PAM digital na banda-base binária e multinível; ISI, minimização da BER e filtros ótimos; pre-codificação de canal; repetidores. Modulação Digital de Sinais Analógicos; Teoria da amostragem; princípios de quantização e codificação; Técnicas básicas de modulação digital para sinais analógicos; sistemas PCM, PCM linear; modulação delta (DM, ADM), DPCM, modulação linear preditiva (LPC);multiplexação TDM. Modulação Analógica Discreta/Técnicas de Modulação Digital Passa-banda – técnicas de transmissão para sinais digitais, com portadora contínua, por modulação de amplitude (ASK), fase (PSK) ou frequência (FSK) e suas principais variantes. Sistemas Binários Coerentes; detetores ótimos e de correlação e introdução aos sistemas não-coerentes. Espalhamento Espectral (DSS) direto com modulação BPSK e princípios de análise de desempenho dos sistemas CDMA/DSS e espalhamento espectral por saltos na frequência (FH-SS).

Docente(s) responsável(eis)

Maria do Carmo Raposo de Medeiros

Métodos de Avaliação

Contínua
Trabalhos práticos obrigatórios : 25.0%
Teste final : 35.0%
Mini Testes: 40.0%

Bibliografia

Principal:

- A. Bruce Carlson, P Crilly.,"Communication Systems", Ed. McGraw-Hill ( Eds. 2002, 2010);

 

Recomendada:

- Haykin, S. "Communication Systems", Ed. John Wiley (2001, 2009),

- J. Proakis, Digital Communications, McGraw-Hill, (2001)

- Tomasi, Wayne, Electronic Communication Systems – Fundamentals Through Advanced, Ed. Prentice Hall, 2001