Acesso ao Mercado
1
2019-2020
02032705
Ciências da Saúde
Português
Presencial
Semestral
3.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Esta unidade compreende dois períodos distintos. Numa fase inicial, procede-se a uma revisão teórica da temática em análise. Segue-se um período de discussão e interação entre docentes e alunos.
Resultados de Aprendizagem
1. Proporcionar uma introdução de conceitos de acesso ao mercado.
2. Planificar o acesso ao mercado na perspectiva da Saúde.
3. Analisar os instrumentos de monitorização do acesso ao mercado em Saúde.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Organização dos sistemas de saúde enquanto terceiras entidades pagadoras.
2. Necessidades de mercado, padrão epidemiológico de doença, identificação de alvos terapêuticos e análise (previsional) do valor de mercado dos alvos terapêuticos identificados.
3. Planificação estratégica do desenvolvimento clínico tendo por alvos a introdução no mercado e financiamento.
4. Planificação e elaboração do dossier do valor (core value dossier).
5. Quadro de relações institucionais com as partes interessadas (stakeholders).
Docente(s) responsável(eis)
Francisco Jorge Batel Marques
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação será realizada através de uma prova escrita individual (0 a 20 valores), sem consulta, que pode ser complementada por um trabalho de revisão de grupo (0 a 20 valores), adotando nesta situação a média ponderada dos itens de avaliação: 100.0%
Bibliografia
MAGRETTA, J. MICHAEL PORTER, O essencial sobre estratégia, concorrência e competitividade. Centro Atlântico.Lda.. Jun 2012.
Outras fontes poderão ser aconselhadas como complemento a estas referências.