Acesso ao Mercado

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02032705
Área Científica
Ciências da Saúde
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Esta unidade compreende dois períodos distintos. Numa fase inicial, procede-se a uma revisão teórica da temática em análise. Segue-se um período de discussão e interação entre docentes e alunos.

Resultados de Aprendizagem

1. Proporcionar uma introdução de conceitos de acesso ao mercado.

2. Planificar o acesso ao mercado na perspectiva da Saúde.

3. Analisar os instrumentos de monitorização do acesso ao mercado em Saúde.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Organização dos sistemas de saúde enquanto terceiras entidades pagadoras.

2. Necessidades de mercado, padrão epidemiológico de doença, identificação de alvos terapêuticos e análise (previsional) do valor de mercado dos alvos terapêuticos identificados.

3. Planificação estratégica do desenvolvimento clínico tendo por alvos a introdução no mercado e financiamento.

4. Planificação e elaboração do dossier do valor (core value dossier).

5. Quadro de relações institucionais com as partes interessadas (stakeholders).

Docente(s) responsável(eis)

Carlos Miguel Costa Alves

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação será realizada através de uma prova escrita individual (0 a 20 valores), sem consulta, que pode ser complementada por um trabalho de revisão de grupo (0 a 20 valores), adotando nesta situação a média ponderada dos itens de avaliação: 100.0%

Bibliografia

MAGRETTA, J. MICHAEL PORTER, O essencial sobre estratégia, concorrência e competitividade. Centro Atlântico.Lda.. Jun 2012.

Outras fontes poderão ser aconselhadas como complemento a estas referências.