Fundamentos de Sistemas de Comunicação
0
2021-2022
02000772
Telecomunicações
Português
Inglês
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Sinais e Sistemas, Transmissão de Informação
Métodos de Ensino
Aulas teórica-práticas com exposição detalhada, recorrendo a meios audiovisuais, dos conceitos, princípios e modelos matemáticos relevantes e com resolução de alguns exercícios que concretizem e exemplifiquem a aplicação das matérias lecionadas. Aulas laboratoriais implementação de sistemas analógicos e digitais, recorrendo a kits electrónicos, plataformas de software defined radio e matlab/simulink.
Resultados de Aprendizagem
O objectivo central é a aprendizagem de forma unificada dos conceitos fundamentais e modelos matemáticos que suportam a teoria dos sistemas de telecomunicação. O objectivo é criar competências relativas à análise, modelização, simulação, estratégias de dimensionamento e medição de características essenciais de alguns desses sistemas. Serão abordados, nesta perspectiva, sistemas passa-banda com modulação analógica de portadora e sistemas de transmissão digital de banda-base.
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução aos sistemas de comunicação analógica e digital.
-Modulação analógica da amplitude de portadora.
- Modulação analógica de fase e de frequência de portadora.
- Princípios de recepção rádio.
- Processos estocásticos e ruído.
-Ruído em sistemas de comunicação analógicos.
-Transmissão digital na banda base.
Docente(s) responsável(eis)
Maria do Carmo Raposo de Medeiros
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 25.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Exame: 45.0%
Bibliografia
Notas das aulas de Fundamentos de Sistemas de Comunicação, Maria Medeiros.
A.Bruce Carlson, P Crilly.,"Communication Systems", Ed. McGraw-Hill ( Eds. 2002, 2010, 2013);
S. Haykin, M. Moher, "Communication Systems", Ed. John Wiley (2001, 2009;
J.G. Proakis and M. Salehi, “Fundamentals of Communication Systems”, Pearson 2014;
J.W. Leis, "Communication Systems Principles Using MATLAB", Wiley, 2018.