Fundamentos de Sistemas de Comunicação

Ano
0
Ano lectivo
2014-2015
Código
02000772
Área Científica
Telecomunicações
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Análises Matemáticas I, II e III. Probabilidades e Estatística, Sinais e Sistemas, Circuitos Eléctricos, Electrónica I e II.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com exposição detalhada, recorrendo a meios audiovisuais, dos conceitos, princípios e modelos matemáticos relevantes e com resolução de alguns exercícios que concretizem e exemplifiquem a aplicação das matérias lecionadas a arquiteturas básicas de sistemas. Perguntas aos alunos serão utilizadas pontualmente para melhor os envolver na aprendizagem e detetar dificuldades de base. Aulas laboratoriais com observação de sinais e medições de parâmetros fundamentais detransmissores/receptoresanalógicos (em kits eletrónicos) e com mathlab.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo central é a aprendizagem de forma unificada dos conceitos, princípios fundamentais e modelos matemáticos de suporte da teoria dos sistemas de telecomunicação tendo em vista criar competências relativas à análise, estratégias de dimensionamento e medição de características essenciais de alguns desses sistemas. Serão abordados, nesta perspetiva, em termos introdutórios, os principais tipos de modulação analógica e digital, as limitações essenciais do processo de transmissão, e, com detalhe, as técnicas de modulação analógica e suas aplicações na radiodifusão de som e TV, os modelos matemáticos básicos de sinais aleatórios estacionários, os modelos do ruído e o espalhamento espectral direto.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução aos Sistemas de Comunicação Analógica e Digital: conceitos básicos e tipos de modulação analógica e digital. Introdução à Teoria da Informação; fontes discretas de sinal - conceitos básicos de teoria da informação e codificação de fonte. Exemplos de Aplicação da Análise de Fourier em Sistemas de Comunicação. Sinais Aleatórios e Ruído – propriedades e modelos matemáticos; ruído térmico e ruído em semicondutores. Técnicas de Modulação Analógica Linear; análise no tempo e espectral e arquiteturas básicas dos transmissores e recetores. Técnicas de Modulação Analógica Exponencial – análise no tempo, espectral e arquiteturas básicas de transmissores e recetores; Princípios de Multiplexação (FDM, TDM, CDMA, modulação por portadoras em quadratura); Exemplos e princípios de aplicação em difusão de rádio e TV. O Ruído nos Sistemas de Modulação Analógica. Princípio de Transmissão por Espalhamento Espectral.

Docente(s) responsável(eis)

José Manuel Fernandes Craveirinha

Métodos de Avaliação

Contínua
Avaliação dos trabalhos práticos obrigatórios: 25.0%
Teste final: 35.0%
Mini Testes: 40.0%

Bibliografia

Principal:

- A. Bruce Carlson, P Crilly.,"Communication Systems", Ed. McGraw-Hill ( Eds. 2002, 2010);

 

Recomendada:

- Haykin, S. "Communication Systems", Ed. John Wiley (2001, 2009),

- Shanmugam, K. Sam, "Digital and Analog Communication Systems", Ed. John Wiley

- Schwartz, M., “Information, Transmission, Modulation and Noise, McGraw-Hill. 4ªed. 1990

-Tomasi,Wayne, Electronic Communication Systems – Fundamentals Through Advanced, Ed. Prentice Hall, 2001